Record (Portugal)

Única mulher aguarda por mais

-

Helena Relvas, delegada da Liga desde 2014/15, é atualmente a única mulher a desempenha­r estas funções. A delegada não esconde que gostaria de ver este cenário mudar nos próximos tempos.

“Desde 2017 sou a única mulher delegada, apesar de não ter sido a primeira. Neste momento temos duas estagiária­s e gostava que entrassem mais mulheres, porque sou a única representa­nte feminina”, refere Helena Relvas, cuja imagem emprestou para a campanha de recrutamen­to de delegados que decorre atualmente na Liga e para a qual convida as mulheres a participar. Para Helena, o facto de continuar a haver uma esmagadora maioria de homens nesta atividade de delegado está ligado a motivos históricos e culturais. Em todo o caso, e para equilibrar as coisas, a delegada salienta o bom exemplo que pode ser encontrado na cúpula da Liga Portugal, onde o sexo feminino ocupa grande parte dos cargos.

“São atividades muito masculiniz­adas, que sempre foram tratadas por e entre homens, mas hoje em dia penso que as mulheres deviam olhar para isto como uma coisa muito mais simples. Basta olharmos para a direção executiva da Liga, onde a maior parte são mulheres. Vamos vendo cada vez mais. E é importante aparecerem, porque se calhar ainda olham para nós com desconfian­ça, apesar de nunca ter sentido isso”, finalizou Helena Relvas.*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal