Record (Portugal)

QUATRO ANOS PARA DEFENDER O OURO

Fernando Gomes não tem qualquer oposição e vai ser reeleito para o terceiro mandato

- PEDRO FILIPE PINTO

Hoje é o primeiro dia dos próximos quatro anos. Fernando Gomes prepara-se para tomar posse para um terceiro e último mandato à frente da Federação Portuguesa de Futebol e o objetivo é o mesmo: continuar a colocar a bandeira de Portugal no lugar mais alto do pódio. Isso tem acontecido regularmen­te no futebol de praia e no futsal, sendo que o grande foco é repetir o feito de 2016, quando a equipa das quinas se sagrou campeã da Europa de futebol pela primeira vez. Tal como em 2016, Fernando Gomes concorre sozinho e, por isso, é certa a continuida­de na presidênci­a da FPF. A eleição terá

VOTAÇÃO ARRANCA ÀS 15 HORAS E ACABA ÀS 17. A TOMADA DE POSSE ESTÁ MARCADA PARA UMA HORA DEPOIS

lugar na Cidade do Futebol, com arranque marcado para as 15 horas e final para as 17. Uma hora depois, às 18, será a tomada de posse. Devido às circunstân­cias atuais da pandemia, a votação poderá ser presencial ou por correspond­ência, sendo que, no total, serão 84 votos.

Estes 84 são divididos em dois grupos. O primeiro é o dos 29 sócios ordinários da FPF, que são: as 22 associaçõe­s distritais, a Liga, o Sindicato de Jogadores, a APAF, a ANTF, os médicos, os massagista­s e os enfermeiro­s. O segundo é o dos 55 delegados que representa­m os sócios por filiação: a representa­r os clubes serão 20 delegados do futebol profission­al, oito do não profission­al e sete dos distritais; a representa­r os jogadores estarão cinco delegados dos profission­ais e outros cinco dos amadores; e estarão ainda mais cinco delegados a representa­r os treinadore­s e outros tantos os árbitros.

Estes irão votar para escolher o presidente, a Mesa da Assembleia Geral, o Conselho de Justiça, o Conselho Fiscal, o Conselho de Arbitragem e as duas secções do Conselho de Disciplina, a profission­al e a não profission­al. Para este mandato 2020-2024, Fernando Gomes aponta a novo título internacio­nal no futebol masculino, querendo também subir no ranking no futebol e futsal feminino. No entanto, o principal foco a curto prazo é garantir a estabilida­de após este período conturbado que tem sido a pandemia da Covid-19.

 ??  ?? CONTINUIDA­DE. Fernando Gomes será reeleito
CONTINUIDA­DE. Fernando Gomes será reeleito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal