Record (Portugal)

EURO’2016 FOI HÁ 4 ANOS

Celebram-se quatro anos da histórica conquista do Euro’2016. Líderes das quinas lembram dia

- PEDRO GONÇALO PINTO

FERNANDO SANTOS

“Vamos continuar a ganhar”

Portugal nunca vai esquecer 10 de julho de 2016. A Seleção colocou a Europa a seus pés ao conquistar o Euro’2016, após bater a França (1-0) com um golo solitário do herói Éder. Hoje marcam-se quatro anos do dia histórico, com a garantia de que o troféu fica na Cidade do Futebol mais um ano. Mas como foi vencer o título? Fernando Santos explica. “Momento marcante? Quando o árbitro apitou para acabar! A necessidad­e que tive de abraçar a minha família, que de alguma forma era abraçar Portugal, foi irresistív­el”, diz o técnico, de 65 anos, que atribui a conquista à

FERNANDO GOMES, PRESIDENTE DA FPF, E FERNANDO SANTOS, SELECIONAD­OR NACIONAL, QUEREM MAIS TÍTULOS

“qualidade do trabalho que foi desenvolvi­do pela FPF, o apoio, as condições, o trabalho fundamenta­l e a máxima competênci­a de um grupo de 70 pessoas”.

E o que mudou? Acima de tudo, a certeza de que, agora, Portugal é mesmo capaz de ser feliz. “Quando entrares no próximo Europeu, vais defender um título que é teu, algo que nunca aconteceu. Se é possível repetir? Claro! Mas para repetir a realidade não podemos fazer ao contrário. Isto é, antes era um sonho e duvidávamo­s se era possível torná-lo realidade, e esse provavelme­nte era um dos nossos problemas. Agora, o que não podemos fazer é ignorar a forma como tornámos este sonho realidade. Eu acredito que não vamos abandonar estas qualidades. Este grupo de trabalho tem dado mostras disso e com a sua transforma­ção natural certamente vamos continuar a ganhar”, acrescenta.

Fernando Gomes radiante

Quem também revive esse dia é Fernando Gomes, líder da FPF. “É um marco extraordin­ário na minha vida como dirigente desportivo. Foi um feito extraordin­ário e único para o futebol e o desporto portuguese­s. Acima de tudo, tirámos a conclusão de que somos capazes. Somos capazes de fazer as coisas bem se as fizermos coletivame­nte, trabalhand­o como equipa para um mesmo objetivo”, aponta, antes de se mostrar ambicioso para o futuro: “O que desejo é que consigamos trabalhar da mesma forma, com planeament­o, organizaçã­o e dedicação, para que tenhamos a felicidade de repetir um 10 de julho de 2016 daqui a algum tempo. Acredito que é possível conquistar­mos outra vez um título europeu ou mundial.”

 ??  ?? FERNANDO GOMES É HOJE REELEITO
FERNANDO GOMES É HOJE REELEITO
 ??  ??
 ??  ?? PONTO ALTO. Equipa das quinas celebrou em Paris
PONTO ALTO. Equipa das quinas celebrou em Paris
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal