Record (Portugal)

ESTUDO EM CASA

- JOÃO SOARES RIBEIRO

TIAGO TOMÁS E VASCO GASPAR DESTACAM-SE NO RELVADO E NA ESCOLA

Tiago Tomás poderá ter a oportunida­de de disputar o seu primeiro clássico na semana em que realizará o exame de Geografia, que, ao que tudo indica, lhe permitirá finalizar o 12.º ano com sucesso. “Se a pessoa quiser continuar os estudos até um certo ponto é possível, mas parte da personalid­ade de cada um”, revela o avançado, que ainda antes do início da pandemia já utilizava a telescola, fruto de uma parceria que o clube leonino desenvolve­u com a Escola Secundária de Fonseca palavra-chave deste sucesso é a “flexibilid­ade” relativa aos horários. “Apesar de não ter começado a época na equipa principal, os treinos também eram de manhã. Nós não conseguimo­s assistir às aulas online, mas tínhamos o ensino à distância que é muito mais flexível pois quando chegamos a casa temos tudo disponibil­izado no programa”, revela o atacante, que admite que tudo ficou mais complicado quando foi chamado por Rúben Amorim: “É muito cansativo a nível físico e psicológic­o. Tenho de estar preocupado com o que o treinador disse e com aquilo que o professor diz... Depois é preciso focar-me no que tenho de fazer dentro de campo e nos trabalhos de casa. Apesar de ser possível, agora prefiro focar-me no futebol e depois nos estudos. Neste momento prefiro dar o melhor de mim no futebol e congelar os estudos.”

Como tudo na vida, há vantagens e desvantage­ns, e se o rendimento escolar em jovens desportist­as até pode aumentar, o avançado lamenta o facto de perder muitos dos prazeres da adolescênc­ia. “Os amigos que eu tenho e criei nestes anos todos foram amizades para a vida. Quando entrei para a escola à distância não consegui fazer amizades novas”, acrescenta o futebolist­a, que não deixa de acreditar que tomou a opção certa ao escolher o futebol profission­al: “Faz parte da vida... é tentar juntar o melhor de dois mundos, mas por vezes temos de abdicar de algumas coisas.”

Guardião de sonhos

Aos 17 anos, Vasco Gaspar já assinou contrato profission­al com o Sporting, representa a Seleção Nacional no seu escalão, e até já foi chamado para treinar com o plantel principal dos leões. Também neste caso o seu sonho é conseguir vingar no futebol pro

 ??  ??
 ??  ?? PROMESSA. O guarda-redes Vasco Gaspar com 17 anos e 1,90 metros
PROMESSA. O guarda-redes Vasco Gaspar com 17 anos e 1,90 metros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal