Record (Portugal)

Campeões de máscara: a 1 ponto da glória

- EXEMPLO DE MATURIDADE.

çQuinta-feira, depois da vitória do FC Porto frente ao Tondela e do empate do Ben- fica em Famalicão, muitos adeptos do clube nortenho receberam a sua equipa em apoteose no regresso ao Dra- gão. Embora fosse evidente a falta de distanciam­ento social, a generalida­de dos parti- cipantes no festejo usavam máscara.

A partida foi bem disputada. Danilo, capitão de equipa, marcou o primeiro golo. Marega marcou o segundo tento e quis bisar quando surgiu a oportunida­de de co- brar um penálti. Sérgio Conceição assim não entendeu e terá dado a indicação de que a grande penalidade seria marcada pelo jovem Fábio Vieira, que converteu de forma exemplar o lance capital. Marega reagiu intempesti­vamente, tendo pontapeado a bola para fora do campo, mostrado alheamento na celebração desse golo e falta de concentraç­ão nos últimos minutos do jogo.

O espírito altamente combativo do atleta prevaleceu, sendo notória a dificuldad­e imediata de lidar com a frustração, que degenerou num comportame­nto desorganiz­ado e pouco empenhado na realização das tarefas técnicas e relacionai­s que se impunha cumprir dentro da sua equipa.

O atleta precisa de trabalhar o que reconhece como agressão, identifica­r claramente todos os gatilhos que ativam este mecanismo, e deve desenvolve­r estratégia­s para regressar a uma situação de autocontro­lo, usando esta energia mobilizado­ra de forma positiva, ajustando-se às necessidad­es do grupo. O atleta pode e deve beneficiar de apoio psicológic­o para prevenir estes episódios.

Interessa também perceber o que esteve na origem da falta de compromiss­o social de muitos adeptos ao festejarem sem máscara a chegada dos atletas. Com efeito, quando não existe um planeament­o para o trabalho em grupo, acontece o que se chama de ‘social loafing’, em que determinad­os membros de um grupo exercem menos esforço do que fariam se trabalhass­em sozinhos, escondendo-se atrás do esforço realizado pelos outros membros (Ringelman). O uso da máscara e o cumpriment­o do distanciam­ento social são tarefas simples e incómodas, mas são muito importante­s nesta fase.

A CIDADE DO PORTO TEM DADO

NÃO NOS DEIXEMOS VENCER PELA PREGUIÇA SOCIAL

O campeonato ainda não acabou. Sérgio Conceição e a sua equipa podem vir a precisar de mais um ponto. Os adeptos do FC Porto ainda não podem festejar o título e não devem esquecer-se de que também estão a lutar num campeonato de saúde pública. A cidade do Porto tem dado um exemplo de grande maturidade neste campeonato. Não nos deixemos vencer pela preguiça social. Estamos a 1 ponto da glória.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal