Record (Portugal)

ALÍVIO EM SETÚBAL E TONDELA

Algarvios ganharam (2-0) ao Aves, mas Tondela e V. Setúbal fizeram o mesmo e salvaram-se

- NUNO MIGUEL FERREIRA

A fava da descida saiu ao Portimonen­se. Apesar do triunfo (2-0) diante do Aves – a outra formação despromovi­da –, a equipa de Paulo Sérgio não se salvou da queda na 2ª Liga pois o V. Setúbal e o Tondela também venceram. Um final inglório depois de uma notável recuperaçã­o dos algarvios nesta retoma, período em que somaram 17 pontos.

O último dia da Liga NOS 2019/20, que vai ficar na história devido à pandemia da Covid-19, foi dominado pela emoção da fuga à descida, que foi decidida em três tabuleiros. Jubal foi o primeiro a agitar as águas ao adiantar o Vitória diante do Belenenses SAD, deixando os sadinos mais confiantes. Pouco depois Éber Bessa fez o 2-0, mas o VAR anulou por fora-de-jogo de Hachadi por... cinco centímetro­s. Nem as rezas do brasileiro evitaram a decisão de Artur Soares Dias. Ainda antes do intervalo, João Pedro adiantou o Tondela em Moreira de Cónegos, de penálti, e fez com que os beirões fossem mais tranquilos para os balneários já que tinham mais cinco pontos do que o Portimonen­se, que estava empatado (0-0) em casa com o Aves. Contudo, ainda faltavam 45 minutos e as magras vantagens dos sadinos e beirões não permitiam tirar o pé do acelerador. Até porque o Portimonen­se entrou forte na segunda parte e Willyan marcou frente ao Aves. Os três aflitos venciam todos por 1-0, os algarvios ainda estavam no lugar indesejado, mas tudo podia mudar com um golo do Belenenses SAD (condenava o Vitória) ou então dois do Moreirense (descia o Tondela). Entretanto, João Aurélio teve um momento de inspiração e empatou o jogo diante dos beirões quando ainda havia 20 minutos pela frente. As pulsações dispararam, o Belenenses SAD pressionav­a no Bonfim, o meritório Aves ameaçava em Portimão e os cónegos criavam oportunida­des para dar a volta em casa frente ao Tondela.

Dener ainda fez o 2-0 para os algarvios, mas as notícias dos outros campos não foram as desejadas. Pepelu e Pirri – este com o suspense do VAR – marcaram e atiraram a equipa de Paulo Sérgio para a 2ª Liga.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CONTRASTE. Pirri e Jubal festejaram no Bonfim, Pepelu serenou o Tondela e Paulo Sérgio confortou Lucas Fernandes pela descida
CONTRASTE. Pirri e Jubal festejaram no Bonfim, Pepelu serenou o Tondela e Paulo Sérgio confortou Lucas Fernandes pela descida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal