Record (Portugal)

À QUARTA FOI DE VEZ PARA O PRESIDENTE

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

62.º TÍTULO DO LÍDER PORTISTA

Depois de três finais perdidas para o Benfica, Pinto da Costa conquista finalmente a Taça ao rival TAMBÉM CONCEIÇÃO AFASTOU O FANTASMA DAS FINAIS DA TAÇA. SORRIU EM COIMBRA APÓS DUAS DERROTAS DURAS NO JAMOR

Falar do palmarés de Pinto da Costa é falar do palmarés do presidente mais titulado do Mundo. A conquista de ontem, em Coimbra, foi a 62ª desde que assumiu a liderança do FC Porto, em abril de 1982, e, por incrível que pareça, foi apenas a primeira vez que conseguiu sair vitorioso de uma final da Taça de Portugal contra o Benfica. Depois de três deslizes em decisões da prova rainha com o grande rival, o líder dos azuis e brancos festejou finalmente algo que ainda não tinha celebrado. E, com tantos troféus amealhados, conquistas inéditas são um feito bem raro de comemorar.

A vitória em Coimbra serviu ainda para os dragões minimizare­m o histórico frente aos encarnados no que toca a finais da Taça de Portugal. Em dez, o FC Porto soma agora duas vitórias, contra oito do Benfica. E quebrou-se um enguiço que já durava desde 1957/58 (!), época em que os dragões se tinham superioriz­ado pela última vez ao rival lisboeta. Com esta Taça de Portugal, o FC Porto passa então a totalizar 78 títulos no seu historial, aproximand­o-se dos 83 que conta o Benfica e afastando-se dos 50 somados pelo Sporting. Destes 78, Pinto da Costa presidiu o clube em 62. Significat­ivo.

Sérgio foi feliz em casa

À terceira, foi de vez. Quis o destino que Sérgio Conceição fosse à sua cidade, Coimbra, festejar a primeira conquista de uma Taça de Portugal enquanto treinador.

As duas derrotas no Jamor frente ao Sporting, uma pelo Sp. Braga e outra pelo FC Porto, estavam atravessad­as na garganta do técnico, que ontem pôde finalmente afastar essa malapata. Desde que Conceição chegou ao comando do FC Porto, no verão de 2017, disputaram-se em Portugal 12 troféus. E, com o triunfo na final da Taça, desfez-se a igualdade entre dragões, águias e leões, que somavam três conquistas cada. Agora os portistas lideram de forma isolada, com o bónus de dois dos quatro títulos serem campeonato­s.

 ??  ?? OBJETIVO. Pinto da Costa congratulo­u-se com triunfo no relvado
OBJETIVO. Pinto da Costa congratulo­u-se com triunfo no relvado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal