Record (Portugal)

Ó sr. árbitro, jogue à bola

-

Coube a Jorge Vieira a distinção de capitanear a Seleção Nacional no seu primeiro triunfo internacio­nal, uma tarefa que o jogador do Sporting desempenha­ria com fulgor durante 15 encontros consecutiv­os, inclusive na brilhante campanha portuguesa nos Jogos Olímpicos de Amesterdão de 1928.

O gosto pelo futebol surgiu cedo, a tempo de assistir, apenas com 9 anos, ao Sporting-Benfica de dezembro de 1907. Três anos depois, tornou-se sócio dos verdes e brancos e, após mais um ano, iniciou a carreira de jogador como lateral-esquerdo na equipa de coração.

A estreia na equipa dos ‘crescidos’ aconteceu em 1914, quando ainda era um miúdo de apenas 16 anos. Nesse ano começava a 1.ª Grande Guerra e um inglês que ocupava a sua posição foi chamado a combater pelo seu país, oportunida­de agarrada por Jorge Vieira para lutar ‘pelos seus’ ininterrup­tamente durante... 18 anos, antes de, como jogador e capitão, pendurar ‘as armas’ em 1932.

Uma carreira bem preenchida, portanto. No entanto, deixou-nos mais um acontecime­nto histórico e marcante para contar: em 1921, Jorge Vieira deslocou-se de comboio até Bilbau para participar num Espanha-Bélgica como... árbitro da partida! E parece que fez mesmo boa figura, ao ponto de ter recebido do rei de Espanha a Cruz de Prata da Ordem de Mérito.

É assim que Jorge Vieira também fica na história como o primeiro árbitro internacio­nal! Felizmente, a promissora carreira na arbitragem não passou disso mesmo e o sr. árbitro Jorge Vieira acabou, ajuizadame­nte, por jogar – e muito – à bola!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal