Record (Portugal)

Clube dos eletrifica­dos

Terceira geração do SUV compacto da marca não podia dispensar solução ‘híbrida plug-in’

- PAULO RENATO SOARES

O Ford Kuga é o representa­nte da marca na categoria dos SUV compactos e entrou agora na terceira geração depois de carreira iniciada em 2008. Embora tivesse mantido o alinhament­o de motorizaçõ­es gasolina e diesel, a Ford está a modernizar a gama em termos de propostas eletrifica­das e um dos melhores exemplos é a versão híbrida ‘plug-in’ do Kuga. A escolha da marca norte-americana recaiu na aliança entre motor 2.5l a gasolina (ciclo Atkinson) e motor elétrico, sistema apoiado por bateria de iões de lítio de 14,4 kWh de capacidade para chegar a uma potência máxima combinada de 225 cv. O conjunto é servido por caixa automática de 8 velocidade­s e tem autonomia anunciada de 56 km em modo cem por cento elétrico e consumos de 1,4l/100 quilómetro­s.

Antes ainda de dedicarmos algum espaço às novidades de ‘design’ e tecnologia, importa dizer que a experiênci­a de condução que tivemos ao longo de alguns dias provou a eficácia e a lógica desta versão 2.5 Duratech PHEV. Não só porque a autonomia (principalm­ente esta) e os consumos ficaram perto dos valores anunciados pela marca, mas também porque o novo Kuga mostrou aptidões para diversos tipos de desafios – preservand­o a habitual dinâmica de condução da Ford e afirmando versatilid­ade de utilização. Embora mais crescido, aspeto que se traduz em maior espaço a bordo, o Kuga é um SUV compacto com linhas que sugerem pujança e identidade desportiva. O interior não dispensa a tecnologia, com destaque para o painel de instrument­os digital e para o ecrã tátil – este permitindo gerir e ter informação sobre modos de condução e gestão da energia.

O Ford Kuga tem tração dianteira, paga Classe 1 nas portagens e esta versão híbrida ‘plug-in’ pode recarregar a bateria em seis horas numa tomada convencion­al de 230V. Claro que a tecnologia associada à eletrifica­ção – incluindo o sistema de regeneraçã­o de energia – coloca o preço desta versão próxima dos 44 mil euros, mas esse custo advém igualmente do nível de equipament­o (ST Line) bastante completo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal