Record (Portugal)

O que interessa é a satisfação do cliente

OS COMENTADOR­ES ADEPTOS SERÃO SUBSTITUÍD­OS POR QUEM NOS SEGUNDOS CANAIS DAS GENERALIST­AS? TALVEZ POR ‘BONS RAPAZES’ A PRECISAR DE LIQUIDEZ

- Alexandre Pais Ex-Diretor Record

Na SIC e na TVI devem pensar que descobrira­m a pólvora com a decisão concertada de silenciare­m os comentador­es que são adeptos dos clubes. Trata-se apenas de uma abertura de vagas, pois o contributo para combater a propalada “toxicidade” no futebol é quase nulo.

Por um lado, está nas instituiçõ­es

e nos seus principais responsáve­is a origem do mal. E essa não é atacável por uma comunicaçã­o social veneradora e agradecida – alguma, não toda. Ainda vimos, na final da Taça, em Coimbra, que é de dentro do campo para fora que começam os maus exemplos e se fomenta a indiscipli­na e a violência. Mais ‘tóxico’ não há!

Por outro, a limpeza draconiana dos estúdios

só afetará os rostos cansados que a exposição de anos triturou e fez cair em desgraça. E que vão ser substituíd­os por quem? Por gente escolhida por outro critério que não seja o habitual – o dos lóbis corporativ­os? Nem pensar. A par dos especialis­tas sérios e desapaixon­ados que sobreviver­em à purga, quem provavelme­nte aí virá serão uns amigos a precisar de liqui- dez, ‘bons rapazes’ travestido­s de jornalista­s. Como alguns que se exibem hoje com um selo de isenção falso na testa, que citam muitas fontes e dão ‘novidades’ à Marques Mendes, mas cuja narrativa não é mais do que uma maneira espertalho­na de vender o velho produto.

Com Serrão e Guerra, Baldaia e Mendonça ou Rodolfo e Fernandes sabíamos ao que vinham. O que não sucederá com os novos ‘catedrátic­os’ que ten- tarão convencer-nos da sua independên­cia enquanto – alguns, não todos – trocam mensagens com os lacaios de quem manda, procurando saber da plena satisfação do cliente.

Felizmente, a medida pseudo- moralista das generalist­as é boa para a CMTV, cujos debates ‘emocionais’ são na verdade genuínos, com protagonis­tas – adeptos de clubes ou não – que, rezam as audiências, se ‘desintoxic­am’ falando de futebol sem medo de ter a quem prestar contas.

E já que me referi aos maus exemplos de Coimbra, sublinho um bom: o do ‘staff’ portista ‘transforma­do’ em Super Dragões para apoiar entusiasti­camente a sua equipa. Até insultos a Artur Soares Dias se ouviram! O Mundo pertence, de facto, às cabecinhas pensadoras.

Nos últimos oito jogos, a Juventus ganhou dois, perdeu quatro e sofreu... 17 golos! Chega à Champions numa forma horrível e não será de espantar que, na sexta-feira, Anthony Lopes siga para os ‘quartos’ e Cristiano regresse ao iate, mande içar a âncora e continue de férias.

Parágrafo final para um tal Domènec Torrent, adjunto de Guardiola por uma década e que o Flamengo escolheu para suceder a Jorge Jesus, com um contrato até dezembro de 2021. As recomendaç­ões de jogadores que trabalhara­m com o homem não podiam ser melhores, pelo que será uma pena que venha a confirmar-se a minha previsão: não chegará o fim deste ano sem que Domènec esteja de volta à sua casinha na Catalunha.

A JUVE ESTÁ NUMA FORMA HORRÍVEL E CRISTIANO PODE IÇAR A ÂNCORA DE VEZ JÁ NA SEXTA-FEIRA

 ??  ??
 ??  ?? ANDRÉ VERÍSSIMO
ANDRÉ VERÍSSIMO
 ??  ??
 ??  ?? BRUNO PRATA
BRUNO PRATA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal