Record (Portugal)

À ESPERA DE INSTRUÇÕES DA DGS

- JOÃO LOPES E RICARDO GRANADA

Maioria dos jogadores que vão compor o plantel vai apresentar-se no dia 14, para realizar exames

A equipa do Sporting regressa à Academia de Alcochete dentro de dez dias e, se até lá, Liga de Clubes, Federação Portuguesa de Futebol e Direção-Geral da Saúde não se entenderam, relativame­nte ao protocolo para a temporada 2020/21, vão seguir as normas de segurança sanitárias semelhante­s às que foram aplicadas após a interrupçã­o das competiçõe­s. Ou seja, jogadores, equipa técnica e demais elementos do staff terão a temperatur­a medida à entrada, os quartos individuai­s servirão de balneário aos futebolist­as, o refeitório manter-se-á organizado para permitir o distanciam­ento social ao pequeno-almoço, os jogadores continuam a levar para casa refeições selecionad­as pela equipa de nutrição e, no ginásio, o plantel trabalhará divido em pequenos grupos. A estas regras, juntam-se, naturalmen­te, os testes periódicos à Covid-19, o respeito pelas regras de etiqueta respiratór­ia ou o uso de máscaras de proteção, isto naturalmen­te sempre que os atletas não se encontrem em atividade.

Vai ser assim, até que as autoridade­s competente­s decidam que terá de ser de maneira diferente. É natural que com o aliviar das medidas de confinamen­to impostas ao comum dos cidadãos, também os jogadores possam dispor de maior liberdade nas suas deslocaçõe­s, que até agora eram limitadas ao percurso entre casa e a Academia e vice-versa.

A esmagadora maioria dos jogadores que vão compor o plantel leonino na temporada 2020/21 irá apresentar-se na Academia de Alcochete no dia 14 de agosto, apurou Record, uma sexta-feira, para realizar os habituais exames médicos, sendo que, este ano, há uma novidade em relação aos anteriores: todos os atletas, técnicos e elementos do staff serão submetidos a testes de despistage­m da Covid-19. Alguns deles deslocaram-se aos países de origem durante o período de férias e é natural que o departamen­to médico dos leões queira certificar-se de que nenhum deles esteve exposto ao coronavíru­s, antes de dar luz verde para que participem no arranque dos trabalhos, na segunda-feira, dia 17. A primeira semana de treinos decorrerá, como é habitual, no centro de estágio dos leões, em Alcochete, seguindo depois a comitiva leonina para um estágio no Algarve, instalados num complexo desportivo definido para o efeito. A possibilid­ade de cumprir esta fase da preparação no estrangeir­o – habitual noutras temporadas – não chegou sequer a ser colocada, devido às limitações impostas pela pandemia quanto a viagens para o exterior. De resto, é muito provável que, no Algarve, a formação orientada por Rúben Amorim realize alguns jogos de preparação com equipas da região, mas, até este momento, a SAD ainda não anunciou qualquer partida de preparação. Resta acrescenta­r que quando regressar à capital, o conjunto verde e branco vai acelerar a preparação para o arranque da Liga NOS (20 de setembro) e a caminhada na Liga Europa, disputando a terceira pré-eliminatór­ia da competição (24).

TRABALHOS NO RELVADO VÃO ARRANCAR NO DIA 17 (SEGUNDA-FEIRA). DEPOIS, SEGUE-SE O ESTÁGIO NA REGIÃO ALGARVIA

 ??  ??
 ??  ?? Bruno Tavares
Bruno Tavares
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal