Record (Portugal)

“Vou criar condições para Jesus ganhar”

-

Projeta um diretor desportivo forte. Isso será possível com Jesus, treinador com ideias vincadas?

NL – Jorge Jesus é um excelente treinador, que espero que traga vitórias, como já o fez no passado. Mas o diretor desportivo tem de fazer a ligação entre a formação, a prospeção, as equipas B e sub-23 e o futebol principal do Benfica. E principalm­ente tem de ser alguém que garanta a identidade do Benfica e que esteja nesse cargo independen­temente dos treinadore­s que vêm e saem.

Será então o clube a decidir a política desportiva e as contrataçõ­es e não o treinador?

NL – As regras do Benfica têm de ser definidas pelo presidente e pelo futuro diretor desportivo, obviamente em consonânci­a com o treinador na altura.

Disse que Jorge Jesus será o seu treinador. Mas se tivesse de escolher um substituto para Lage, era Jesus que escolheria?

NL – Jorge Jesus é um grande treinador e vai ser o treinador do Benfica. Como tal, vai ser o meu treinador. O que não entendo é como é que pode ser o treinador de Luís Filipe Vieira, pois saiu do Benfica porque não encaixava no projeto, quando lhe foi movida uma ação e foi acusado de deslealdad­e e quando ainda há pouco tempo o próprio Luís Filipe Vieira disse que ele não voltaria ao Benfica. O que vou fazer é criar para Jorge Jesus as condições para um Benfica europeu e para ele ganhar. Eu gosto de ganhar, ele gosta de ganhar e, em conjunto, vamos concretiza­r este Benfica europeu.

Jesus explicou que só aceitou voltar ao Benfica por acreditar no projeto de Vieira? Vê-o a trabalhar consigo?

NL – Fiquei muito contente que alguém no Benfica tenha, finalmente, um discurso ambicioso, focado nos resultados desportivo­s, e, no caso de Jesus, credenciai­s que permitem acreditar que lá vamos chegar. Não esperava, aliás, outro discurso de Jorge Jesus, que gosta tanto de ganhar como nós benfiquist­as. Jesus é o treinador do Benfica e trabalhará com um presidente que lhe dê as condições de ganhar.

Na apresentaç­ão do treinador, Vieira disse que ele, Rui Costa e Jorge Jesus são bairristas e que o Benfica é o povo. Sentiu que era uma mensagem para si?

NL – Claro que não. Registo que Luís Filipe Vieira tenha anunciado, de novo, um novo ciclo. Por um lado, confirma o diagnóstic­o que tenho feito sobre a necessidad­e de virar a página; por outro, confirma o desnorte em que esta gestão viveu nos últimos anos, anunciando novo ciclo atrás de novo ciclo para convencer os adeptos.*

“JORGE JESUS É UM GRANDE TREINADOR E VAI SER O MEU TREINADOR. NÃO ENTENDO É COMO PODE SER O DE VIEIRA”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal