Record (Portugal)

PORTA DE SAÍDA ABERTA NA DEFESA SOBRELOTAD­A

- ANDRÉ GONÇALVES E DIOGO MATOS

Carvalhal vai iniciar a pré-época com seis opções para o eixo da retaguarda

Falta menos de uma semana para o arranque da pré-temporada do Sp. Braga e ainda há alguns dossiês para resolver. Um deles prende-se com o excesso de opções para o eixo do sector defensivo, em virtude da existência de seis centrais: Bruno Viana, David Carmo, Raúl Silva, Rolando, Bruno Wilson e Vítor Tormena.

A porta de saída vai abrir-se para, pelo menos, um destes elementos. Um processo que irá desenrolar-se durante a pré-temporada, altura em que Carlos Carvalhal avaliará o desempenho destas várias unidades dentro do seu estilo e sistema de jogo, ao mesmo tempo que a SAD bracarense irá auscultar os melhores cenários em termos de mercado. Só depois serão tomadas decisões

TREINADOR AVALIARÁ AS VÁRIAS OPÇÕES NA PRÉ-TEMPORADA PARA, DEPOIS, SEREM TOMADAS DECISÕES SOBRE QUEM SAI

por parte dos responsáve­is arsenalist­as.

Mas é certo que alguém sairá deste elenco, até porque o modelo de Carvalhal não requer a utilização de três centrais. Foi por aqui que se explicou o avolumar de soluções para o eixo da retaguarda na época finda, atendendo ao 3x4x3 implementa­do por Rúben Amorim e replicado por Custódio – Wallace ainda fazia parte do plantel, mas já saiu após o fim do empréstimo por parte da Lazio.

Por esta altura, apenas Vítor Tormena não está a 100 por cento no plano físico. O brasileiro, de 24 anos, está na fase final da recuperaçã­o de uma lesão muscular na coxa esquerda que se arrasta desde janeiro, com uma recidiva no mês seguinte. No entanto, o treinador aguarda com expectativ­a o regresso em pleno de Tormena, atendendo às suas caracterís­ticas na velocidade e no posicionam­ento, gerando a esperança de que possa vir a ter um papel importante no sistema de Carvalhal. Bruno Viana foi o jogador mais utilizado de todo o plantel em 2019/20 e David Carmo afirmou-se no onze desde janeiro. Já Rolando foi contratado no fim de fevereiro e fez três jogos no pós-Covid-19; Raúl Silva disputou 15 duelos desde que voltou de lesão, em janeiro, e o reforço de inverno Bruno Wilson foi utilizado em apenas seis encontros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal