Record (Portugal)

Champions? Prognóstic­os só no fim

Artur Fernandes

-

ç Esta Champions tem trazido um manancial de resultados surpreende­ntes ainda antes da fase final em Lisboa. Histórico Man. United nem vê-lo, Juventus e Real de fora, Barcelona, At. Madrid e City de malas para casa, tudo estranho e diferente, em tempos de pandemia. Existem várias infeções nesses clubes e, quando o público não pressiona, as suas performanc­es parecem não mais do que… normais. Esta Champions fez cair o mito La Liga & Premier League. Alemães e franceses surgem agora com a frescura física ao melhor estilo britânico associado a uma cultura tática que faz corar a italiana, com laivos de técnica latina, tudo isto no meio campo adversário, ou seja, 30 metros à frente.

Nesta final vão reunir-se muito mais que duas grandes equipas. Beneficiad­os pelo término precoce da liga gaulesa e do precoce título germânico, ambos tiveram mais do que tempo para preparar o dérbi da megalomani­a do Médio Oriente contra a aristocrac­ia europeia. O Porto-Monaco de 2004 foi a última final entre outsiders. A partir daí, depois de vários alertas da ANAF, o bloco central europeu tomou conta destas competiçõe­s. Se houvesse que atribuir um favorito, os bávaros levariam o troféu. Contundent­es, eficazes, frios, com 28 vitórias nos últimos 29 jogos. Caminham para a sexta Champions mas a beleza do futebol chega de seguida. É uma final e ambos pensam o mesmo: é para ganhar. Na verdade, jogos são para ganhar e pode repetir-se a história dos heróis de Estugarda. A páginas tantas alguém disse: “O gémeo da perna de Briegel era maior do que a minha coxa”. Mas Portugal ganhou. Os jovens não se lembram, mas a internet está aí para ir buscar uma história tão maravilhos­a quanto épica dos nossos ‘antepassad­os’ …

Por incrível que pareça serão Madjer, Juary e Carlos Manuel os inspirador­es de Neymar e seus pares nesta final Champions Covid 2020.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal