Record (Portugal)

Soluções racionais

Versão híbrida ‘plug-in’ tem autonomia em modo elétrico até 60 quilómetro­s

- PAULO RENATO SOARES

ç A preferênci­a do mercado europeu pela configuraç­ão SUV veio retirar algum espaço às versões ‘sportwagon’ (carrinha), mas as marcas generalist­as mantêm a aposta numa solução essencialm­ente familiar e que pode, como é o caso da Kia Ceed Sportswago­n, acrescenta­r alternativ­a ecológica. A versão híbrida ‘plug-in’ é exemplo do que acabámos de escrever. Trata-se do primeiro PHEV na gama Ceed – modelo da marca coreana para o importante segmento C –, utilizando aliança entre motor de combustão e motor elétrico, com a vantagem de podermos carregar a bateria na rede elétrica. O sistema da Kia usa um motor a gasolina 1.6 GDI e um motor elétrico de 44,5 kW, alimentado por bateria de iões de lítio de 8,9 kWh de capacidade. O conjunto tem potência combinada de 141 cv, binário de 265 Nm e permite autonomia de 60 km em modo exclusivam­ente elétrico.

Em termos práticos, esta versão da carrinha Ceed produzida na Eslováquia tem algumas diferenças para a ‘irmã convencion­al’ – detalhes de ‘design’ e informação telemática sobre pontos de carregamen­to ao longo do percurso –, mas a distinção essencial está exatamente no sistema híbrido. Ajudado ainda por caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidade­s, que a Kia defende por contrapont­o a soluções que utilizam caixa de variação continua (e-CVT).

O ‘test-drive’ que tivemos oportunida­de de fazer confirmou a eficácia da aliança, que nos permitiu chegar tranquilam­ente aos 50 km de utilização em modo exclusivam­ente elétrico. O consumo de combustíve­l também se revelou adequado, mais ainda se pensarmos que este é automóvel de utilização familiar e não um daqueles prontos para momentos, digamos, de maior genica.

O preço para os clientes particular­es (ver ficha) reflete a tecnologia híbrida, mas a Kia assinala que esta solução é particular­mente interessan­te para as empresas: 27.490 euros + IVA e escalão mínimo de 5 por cento de tributação autónoma. Como em todos os modelos da marca, há ainda a referir os 7 anos de ga

rantia. Tudo questões que acentuam a lógica racional de eventual escolha.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal