Record (Portugal)

ORGULHO DE PORTUGAL

“Obrigado a todos os que acreditam em mim”

- JOSÉ MORGADO

ç Miguel Oliveira, o miúdo que na infância pediu ao pai para lhe dar um moto com o sonho de um dia ser o melhor piloto do Mundo, fez ontem história ao tornar-se, aos 25 anos, o primeiro piloto português a vencer uma corrida de MotoGP, a classe rainha do Mundial de velocidade.

A pilotar uma KTM Tech3, equipa privada francesa que em 20 anos de Mundial (grande parte deles em parceira com a Yamaha) nunca tinha vencido uma prova, Oliveira triunfou no Grande Prémio da Estíria, região da Áustria onde fica o Red Bull Ring, a casa da KTM.

E a primeira vitória do Falcão – e de Portugal – em MotoGP não poderia ter sido mais épica, com o piloto de Almada a ultrapassa­r não um, mas dois pilotos (Jack Miller e Pol Espargaró) na última curva, num dos finais de corrida mais espetacula­res de que há memória num Mundial em ano de coronavíru­s que, apesar de não contar com público (até agora), tem sido espetacula­r. Ontem, a corrida voltou a ser imprevisív­el e atribulada, com uma bandeira vermelha a obrigar a uma segunda partida a 12 voltas do fim por causa de uma queda feia de Maverick Viñales, por perda de travões. Miguel voltou a sair em 7º na grelha – como de início – mas trocou o pneu dianteiro e mostrou-se mais rápido do que nunca. Depois de seis vitórias em Moto3 e outras tantas em Moto2 – já então inéditas para o motociclis­mo português –, Oliveira chegou à sua primeira na classe rainha com apenas 20 Grandes Prémios disputados numa categoria em que só está há ano e meio e numa moto que, apesar do investimen­to milionário dos últimos anos, praticamen­te não tem contado na luta pelos primeiprim­eiros lugares nos últimos anos.

Bandeira e emoção

Depois de se agarrar à bandeira portuguesa e fazer soar o hino nacional pela primeira vez em MotoGP, Miguel Oliveira não se esqueceu de quem é, para ele, realmente importante. “Obrigado a todos os que acreditam em mim. São muitos aqueles que passam pela minha cabeça neste momento. Todos os portuguese­s. Somos os melhores. Isto é histórico, para mim, para o meu país. E não poderia estar mais orgulhoso por fazê-lo aqui.”

*

 ??  ??
 ??  ??
 ?? PILOTO PORTUGUÊS BRILHA NO MUNDIAL ?? MOMENTOS. Oliveira quando ultrapassa Miller e Espargaró, para depois fazer a festa com a bandeira portuguesa e subir ao mais alto lugar do pódio
PILOTO PORTUGUÊS BRILHA NO MUNDIAL MOMENTOS. Oliveira quando ultrapassa Miller e Espargaró, para depois fazer a festa com a bandeira portuguesa e subir ao mais alto lugar do pódio
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal