Record (Portugal)

RUI COSTA DISCRETO NA ESTREIA

Português fica em 11.º lugar no contrarrel­ógio individual no arranque do Europeu de França

- DIOGO JESUS

Face ao bom momento de forma que atravessa, havia grande expectativ­a para assistir ao desempenho de Rui Costa na prova de contrarrel­ógio dos Europeus de estrada, a decorrer em Plouay, França. O objetivo era ficar nos lugares cimeiros mas o português da UAE ficou num discreto 11º, numa competição ganha pelo suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ). Na véspera, o selecionad­or nacional, José Poeira, tinha alertado que o pódio seria um objetivo, só que preferia que o percurso da prova fosse mais duro.

E com um tempo de 32.32 minutos, Rui Costa bem tentou chegar ao top 10, mas o ciclista que foi segundo classifica­do no

CICLISTA DA EMIRATES FICA A 2.14 MINUTOS DO VENCEDOR, STEFAN KÜNG. RAFAEL REIS TERMINA NA 20ª POSIÇÃO

contrarrel­ógio nos Nacionais gastou mais 11 segundos para cumprir os 25,6 quilómetro­s do que o 10º classifica­do, o francês Anthony Roux (Groupama-FDJ).

Rui Costa, campeão mundial em 2013, não foi o único português em ação no dia inaugural dos Europeus. Rafael Reis (Feirense), que acabou por sofrer uma avaria nas mudanças logo no arranque da prova e foi obrigado a parar, teve de se contentar com um 20º lugar, entre 27 corredores, a 3.22 minutos do vencedor, Küng, que cumpriu o traçado em 30.18. O suíço sucede ao belga Remco Evenepoel como campeão europeu, batendo o francês Rémi Cavagna (Deceuninck-Quick-Step), que foi segundo a 17 segundos, e o belga Victor Campenaert­s (NTT), bicampeão da Europa em 2017 e 2018, que ontem foi terceiro a 21. No sector feminino, a campeã holandesa de fundo, Anna van

der Breggen (Boels Dolmans), ganhou a competição, ao bater a compatriot­a Ellen van Dijk (Trek Segafredo) e a suíça Marlen Russer (Paule Ka).

Daniela Campos em 9.º

Nas juniores femininas, destaque para o 9º lugar da portuguesa Daniela Campos, a 2.24 minutos da vencedora, Elise Uijen. O Europeu prossegue amanhã, com a corrida de fundo para elites masculinas, que se disputa num circuito de 13 voltas em Plouay (177,45 km), a desafiar Rui Costa, Rui Oliveira e Ivo Oliveira (UAE), Rafael Reis, Rafael Silva (Efapel) e Ruben Guerreiro (Education First). Portugal voltará a tentar lutar por um lugar no pódio.

*

 ??  ?? AÇÃO. Rui Costa voltará a competir amanhã na prova de fundo
AÇÃO. Rui Costa voltará a competir amanhã na prova de fundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal