Record (Portugal)

Orgulho nos nossos jovens

- Joaquim Evangelist­a Presidente da direção do SJPF

ç A presença da equipa do Benfica na final da Youth League, depois da conquista história do FC Porto na época passada, reflete um trabalho meritório nos escalões de formação nacionais e a comprovaçã­o de que este investimen­to no desenvolvi­mento de talentos traz resultados, sendo fundamenta­l para preservar a capacidade competitiv­a do futebol português. São, também, boas notícias para as Seleções Nacionais jovens que podem usufruir de jogadores de grande talento, habituados a jogos de grande exigência competitiv­a. O espaço competitiv­o para jovens, seja nas equipas B, seja no escalão de sub-23, ajuda a explicar este biénio fantástico na UEFA. Desejo, por isso, a toda a estrutura do Benfica e aos jogadores em particular, a maior felicidade para esta final, e que Portugal possa reforçar o seu estatuto na competição.

Está de parabéns, igualmente, pelo feito histórico para o desporto português, o Miguel Oliveira. Que tremendo exemplo de superação, a demonstrar que o infortúnio que havia tido na corrida anterior só o tornou mais forte e focado nos objetivos. Numa altura em que o desporto não tem tido vida fácil, pelos constrangi­mentos financeiro­s e pelas restrições a que a saúde pública obriga, é com enorme satisfação que vemos atletas nacionais chegarem a este nível.

A pandemia, em definitivo, deve convocar a cooperação e diálogo institucio­nal. FIFPro e ECA deram o exemplo ao traçar um conjunto de matérias respeitant­es à retoma do calendário internacio­nal, onde a proteção do jogador representa, igualmente, a proteção dos interesses do empregador. Destaco o reconhecim­ento mútuo da importânci­a do período de descanso e da necessidad­e de um plano para evitar o risco acrescido de lesões, entre jogos de equipas e seleções.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal