Record (Portugal)

S A N T O S CHAMA TRINCÃO E RUI SILVA

PARA JOGOS COM CROÁCIA E SUÉCIA

- FLÁVIO MIGUEL SILVA

Fernando Santos revelou a primeira convocatór­ia em nove meses e meio, a primeira depois do período de paragem face à pandemia. Por isso, o selecionad­or nacional justificou as escolhas com a necessidad­e de apostar em quem tem mais experiênci­a nestas andanças. “A solução foi optar, em 95 por cento da convocatór­ia, por jogadores que há mais tempo estão connosco e melhor conhecem as nossas ideias e plano para o jogo. Foi este o critério”, vincou o técnico campeão da Europa, que chamou pela primeira vez dois jogadores à Seleção Nacional: o extremo Francisco Trincão e o guarda-redes Rui Silva, podendo também Domingos Duarte estrear-se, ainda que já tenha sido convocado em novembro. “Resolvemos chamá-los para perceberem como é a integração no grupo, não pela qualidade, porque essa conhecemo-la”, explicou. O técnico nacional quer revalidar também a conquista da Liga das Nações, prova em que Portugal arranca diante da Croácia, a 5 de setembro, no Estádio do Dragão. “Sempre nos afirmámos como candidatos mas nunca nos assumimos como favoritos; assim vai continuar a ser. Portugal assume sempre que quer ganhar títulos”, sublinhou Fernando Santos, de 65 anos, frisando que, apesar da situação excecional de pandemia, nenhum treinador pediu dispensa de um jogador. Quem ficou de fora agora pode alimentar esperanças nas próximas janelas de seleções. “A oportunida­de surgirá de forma mais consistent­e nas próximas convocatór­ias, porque, para além dos dois jogos oficiais, teremos um particular obrigatóri­o. É natural que nas próximas convocatór­ias possa ver outros. Não posso trazer todos, porque isso era fazer o que aconteceu com Cabo Verde. Nem era bom para eles nem para nós”, esclareceu Santos.

Capitão bem... pelas fotos

Há jogadores que se encontram de férias, outros em pré-temporada e até há quem já tenha começado a competição. O capitão Cristiano Ronaldo é um dos que foi chamado para o duplo encontro da Liga das Nações em setembro, mesmo estando agora de férias. Segundo Fernando Santos,

CR7 está “ótimo”. “Falei com todos. Tenho visto as fotografia­s mas não falei com ele nos últimos dias. Pelo menos nas fotografia­s... está ótimo. Como sempre, Ronaldo é Ronaldo. Ele adora estar na Seleção. Não é uma novidade para ninguém. Se me perguntam se ele está bem, nenhum de nós pode saber. Quando olho para todos os outros, uns estão sem treinar, outros acabaram de jogar há dois dias... Nós não sabemos. Em termos de motivação, se todos estiverem como o Ronaldo, é garantido que estão todos bem”, afirmou o selecionad­or nacional.

*

“PELO MENOS NAS FOTOS ESTÁ ÓTIMO. RONALDO É RONALDO. ELE ADORA ESTAR NA SELEÇÃO”, VINCOU FERNANDO SANTOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal