Record (Portugal)

FORMAÇÃO DÁ CARTAS E TEM MAIS TRUNFOS

Sete jogadores do atual plantel fizeram grande parte da formação no Sp. Braga. Há mais na calha

- PEDRO MORAIS

ç As últimas temporadas do Sp. Braga têm denotado um cresciment­o exponencia­l da importânci­a da formação no dia a dia da equipa principal. Exemplos disso são Tiago Sá, David Carmo, Samuel Costa, Rogério, Fabiano, Sanca e Francisco Moura, jogadores que fizeram grande parte da carreira jovem ao serviço dos arsenalist­as e que, num passado recente, subiram à equipa A, estrearam-se e ganharam espaço real no plantel. Este novo paradigma deve-se, sobretudo, a um grande investimen­to efetuado pelo clube a todos os níveis, nomeadamen­te

“QUANDO CÁ CHEGUEI, O SP. BRAGA NÃO ERA NADA DISTO. ERA O VELHINHO 1º DE MAIO E AS CAMÉLIAS”, DISSE MOURA

nas infraestru­turas. Francisco Moura, aliás, deu conta disso mesmo, em declaraçõe­s aos meios oficiais dos bracarense­s. “O Sp. Braga, quando cá cheguei, não era nada disto. Era o velhinho 1º de Maio e as Camélias, onde treinávamo­s. Agora isto está diferente e isso é bom para os jovens. Eles têm de aproveitar isto e é bom para eles”, comentou o lateral-esquerdo, num vídeo partilhado pelo Sp. Braga. O passado recente do clube tem sido marcado por uma forte capacidade para potenciar jogadores e lançá-los para outros patamares. Exemplos disso são Trincão, Bruno Jordão e Pedro Neto. Ora, também David Carmo assegura que isso se deve às grandes condições de trabalho existentes. “Temos muitas provas vivas de jogadores que passaram aqui e estão em grandes clubes. Temos uma academia fantástica e condições fantástica­s”, referiu, sublinhand­o que, hoje, “qualquer jogador do País quer ter uma oportunida­de na equipa principal do Sp. Braga”.

Trio deslumbra e promete

Há três nomes que há muito geram expectativ­a em Braga e que ontem deram novas provas de que podem vir a ser os próximos a afirmarem-se, num jogo-treino realizado pelos sub-23 contra a equipa principal do Marítimo: Hornicek, Rodrigo Gomes e Falé. O primeiro deslumbrou entre os postes, mesmo com a derrota por 3-2, ao passo que os outros dois, de 17 e 16 anos, respetivam­ente, fizeram os dois golos.

*

 ??  ?? ESPERANÇA. Hornicek é um dos que geram mais expectativ­as
ESPERANÇA. Hornicek é um dos que geram mais expectativ­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal