Record (Portugal)

RAFAEL LEÃO ATACA ÁRBITRO DO TAD

EM CAUSA LIGAÇÕES A ÁLVARO SOBRINHO Condenado a pagar 16,5 milhões de euros, avançado recorreu e alega conflito de interesses

- LUÍS MOTA E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

ç Rafael Leão foi condenado em março a pagar 16,5 milhões de euros ao Sporting, mas o processo resultante da rescisão de contrato em 2018 ainda não chegou ao fim. Segundo Record apurou, o braço de ferro pode estar para durar.

De acordo com as informaçõe­s recolhidas pelo nosso jornal, a defesa do jogador considera que existe um conflito de interesses que pode ter condiciona­do um dos árbitros que apreciou o processo no Tribunal Arbitral do Desporto. Em causa estarão ligações não reveladas de Nuno Albuquerqu­e ao empresário angolano Álvaro Sobrinho, que é acionista da SAD do Sporting por intermédio da Holdimo.

O facto de já ter trabalhado

DEFESA ENTENDE QUE NUNO ALBUQUERQU­E NÃO TERÁ DECLARADO SITUAÇÕES RELEVANTES AO TRIBUNAL

como advogado de Sobrinho não seria, por si só, impeditivo de Albuquerqu­e fazer parte do painel de árbitros do TAD, e tanto assim que o próprio tribunal não atendeu ao pedido de recusa que foi feito na altura pelos representa­ntes de Rafael Leão. O problema estará, segundo foi possível apurar, em não terem sido identifica­dos todos os processos potencialm­ente causadores de conflito de interesses, relacionad­os com Álvaro Sobrinho e até com outros casos decorrente­s do ataque à Academia. Ora, para a defesa de Rafael Leão, estes serão ‘trunfos’ suficiente­s para ganhar o recurso ou ‘ação de anulação’, que está a ser tramitada no Tribunal da Relação de Lisboa e que visa reverter a decisão do TAD em condenar o jogador ao pagamento de 16,5 milhões.

Como é prática nos processos no TAD, cada uma das partes indica um árbitro, do quadro disponível. Nuno Albuquerqu­e foi indicado pelo Sporting. O que a defesa de

Leão invoca, agora, é que não teria concordado com o nome proposto se estivesse a par de todas as situações que poderiam colocar em causa a sua independên­cia. Como comunicou em finais de maio, através do relatório e contas enviado à CMVM, “a Sporting SAD encontra-se a desenvolve­r as diligência­s adequadas junto das instâncias judiciais e desportiva­s competente­s com vista a obter a execução” da deliberaçã­o do TAD “e a cobrança do crédito que a mesma reconhece a seu favor, quer contra o jogador quer contra o clube francês Lille, que é solidariam­ente responsáve­l nos termos do artigo 17.2 dos Regulament­os da FIFA”.

*

 ??  ?? TRAJETO. Rafael Leão trocou o Sporting pelo Lille e foi do clube francês para o Milan
TRAJETO. Rafael Leão trocou o Sporting pelo Lille e foi do clube francês para o Milan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal