Record (Portugal)

MANTER TRADIÇÃO COM O NOVO CLIENTE

HISTÓRICO MUITO FAVORÁVEL À EQUIPA DAS QUINAS Seleção da Croácia surgiu apenas na década de 90 e em cinco jogos nunca conseguiu bater Portugal

- MIGUEL AMARO

NO EURO’96, OS CROATAS POUPARAM OS CRAQUES

NA FASE DE GRUPOS E PERDERAM O 1º LUGAR PARA PORTUGAL

ç Portugal defronta sábado a Croácia, no arranque da segunda edição da Liga das Nações. A Seleção Nacional defende o título conquistad­o em 2019 e o adversário entra em campo com o rótulo de vice-campeão mundial, depois de perder, contra os franceses, a final do Rússia’2018. Em perspetiva está um bom espetáculo, previsivel­mente equilibrad­o mas com vantagem final para as nossas cores. Aliás, para quem acredita nas estatístic­as do futebol ou no peso da tradição, Portugal é claramente favorito no duelo de sábado pois nunca perdeu com os croatas, conseguind­o quase um pleno de vitórias - quatro em cinco jogos.

No Brasil utilizam o termo ‘é cliente’ para se referirem a um clube ou seleção que normalment­e perde com outra, explicando com um exemplo: a Venezuela, durante décadas, era cliente de todos na América do Sul pois perdia quase sempre.

Utilizando a expressão brasileira, a Croácia é claramente cliente de Portugal. Mas um cliente recente, com apenas cinco jogos nos últimos 24 anos, mas um bom cliente, pois perde quase sempre, mesmo quando é apontado como favorito. O histórico dos duelos contra as camisolas de xadrez vermelho e branco começou no Euro’96. Foi a primeira fase final da então recém-criada seleção – nascida após a separação da antiga Jugoslávia –, mas a equipa era tão forte que chegou a ser apontada como candidata ao título. Um grupo de craques, com Suker, Boban, Prosinecki, Jarni, Vlaovic, Boksic, entre outros, ganhou os dois primeiros jogos e, já apurado, poupou os titulares contra Portugal. Grande asneira, como provou o 3-0 (golos de Figo, João Pinto e Domingos) que deu o 1º lugar do grupo à equipa lusa. Em jogos ‘a sério’, Portugal só voltou a medir forças com a Croácia no Euro’2016, nos oitavos-de-final. O adversário tinha Modric, Rakitic e companhia mas voltou a perder, com Quaresma a resolver (1-0) no prolongame­nto. Os outros três duelos com os croatas foram em jogos particular­es e só no último, em setembro de 2018, no Algarve, Portugal não venceu (1-1).

 ??  ?? DECISIVO. Quaresma marcou na vitória no Euro’2016
DECISIVO. Quaresma marcou na vitória no Euro’2016
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal