Record (Portugal)

“O meu trabalho como denunciant­e está terminado”

TRANQUILO NO PRIMEIRO MEIRO DIA DE JULGAMENTO O

- MIGUEL AMARO

ç “O meu trabalho como ‘whistleblo­wer’ está terminado. Nunca recebi dinheiro pelo que fiz. Não sou hacker, sou denunciant­e. Tornei pública muita informação importante, que de outra forma nunca seria conhecida.” Foram estas as palavras de Rui Pinto, criador do site Football Leaks, na primeira sessão do julgamento no qual é acusado de 90 crimes, entre eles os de acesso indevido, violação de correspond­ência, sabotagem informátic­a (à SAD do Sporting) e, o mais grave, tentativa de extorsão ao fundo de investimen­to Doyen.

“O MEU TRABALHO COMO ‘WHISTLEBLO­WER’ ESTÁ TERMINADO... NÃO SOU HACKER, SOU DENUNCIANT­E”

Rui Pinto falou apenas durante cinco minutos e disse que vai continuar a colaborar com as autoridade­s, nomeadamen­te em inquéritos importante­s que se iniciaram devido às suas denuncias. E terminou sublinhand­o: "Estou aqui numa estranha situação: sou arguido e testemunha protegida. Fui alvo de uma campanha da calúnia e difamação. Estive um ano e meio preso, sete meses de isolamento total. Foi muito difícil." Antes do julgamento, Tiago Rodrigues Bastos, representa­nte da PLMJ, uma das sociedades alvo dos ataques de Rui Pinto, recusou-se a considerar o arguido como um denunciant­e e também desvaloriz­ou o facto de o diretor da Polícia Judiciária ser testemunha de Rui Pinto: “A justiça faz-se com juízes, não se faz com diretores da PJ.”

Doyen critica “vitimizaçã­o”

No início da sessão, Sofia Branco, advogada da Doyen, criticou o principal arguido. “Nos últimos tempos tem estado a vitimizar-se e a assumir-se como herói.

Rui Pinto acedeu ilegitimam­ente e tentou receber dinheiro para não divulgar documentos. Não é a Doyen que está a ser alvo de processo”, afirmou. Essas palavras tiveram resposta por parte de Francisco Teixeira da Mota, advogado de Rui Pinto: “A Doyen é uma figura a todos os títulos lamentável.”

A segunda sessão do julgamento é no dia 15 deste mês.

*

 ??  ??
 ??  ?? PENSATIVO. Rui Pinto antes do início do julgamento
PENSATIVO. Rui Pinto antes do início do julgamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal