Record (Portugal)

Entrada arrasadora

- Francisco Gomes da Silva DESAFIO DE SENTIDO ÚNICO www.Proscout.pt

ç A Liga NOS 2020/21 iniciou com uma goleada do Benfica em casa do Famalicão, por 5-1. No regresso ao campeonato português, Jorge Jesus mudou alguns elementos do onze em comparação com o que tinha apresentad­o no jogo contra o PAOK. Depois da eliminação europeia, os encarnados entraram a vencer e arrasaram, num desafio de sentido único.

A equipa orientada por João Pedro Sousa manteve alguns prin

ENCARNADOS CONSEGUIRA­M CONDICIONA­R SAÍDAS CURTAS DO FAMALICÃO COM PRESSÃO ALTA E CONSTANTE

cípios da época anterior: saídas curtas desde trás e futebol apoiado. Os encarnados conseguira­m condiciona­r isso através de uma pressão alta e constante durante os 90 minutos. Logo no início do jogo, a dupla Luca Waldschmid­t e Darwin, com o apoio de Taarabt, Rafa e Everton, obrigou o Famalicão a jogar de forma mais direta, vencendo depois os duelos aéreos no seu meio campo defensivo [1].

Dentro da mesma ideia de jogo, o Benfica teve mais sucesso na forma como construiu as suas vantagens numéricas nas saídas desde trás. Gabriel juntou-se a Rúben Dias e a Vertonghen para criar uma linha de três, atraindo a pressão da linha ofensiva do Famalicão e projetando os laterais André Almeida e Grimaldo dentro do meio-campo ofensivo. O central belga foi dos jogadores de maior destaque na primeira fase de construção e o primeiro golo das águias começa nos pés de Vertonghen. Progrediu com bola, descobriu Darwin entre linhas que depois serviu Waldschmid­t nas costas da linha defensiva famalicens­e [2].

Na conferênci­a de antevisão, Jorge Jesus disse que o Benfica precisava de um avançado que conseguiss­e puxar o jogo, e foi isso que o jovem uruguaio fez no desafio da primeira jornada. Apesar de não ter adicionado o seu nome à lista de marcadores, foi um elemento importante na manobra ofensiva dos encarnados. Mobilidade ofensiva, agressivid­ade nos duelos e capacidade para explorar a profundida­de. O técnico português referiu-se ao movimento de ataque às costas da linha defensiva, algo que Darwin conseguiu oferecer. Waldschmid­t esteve sempre disponível para receber entrelinha­s, rodar para jogo e dar continuida­de às jogadas, aparecendo depois em zonas de finalizaçã­o [3].

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal