Record (Portugal)

ELEVADOR PÁRA EM DOIS ANDARES

Das 95 equipas só duas vão saltar para a 2.ª Liga, outras 22 passam para a Liga 3 e 31 vão descer

-

ç Nos últimos anos, vários clubes queixaram-se do modelo do Campeonato de Portugal. Mesmo muitos dos que não lutavam para subir foram críticos em relação principalm­ente a um pormenor: subirem apenas dois dos 82 participan­tes. Pois bem, o cenário em 2020/21 é ainda pior, pois continuam a subir só dois, mas o número de participan­tes aumentou para 96 – depois reduzidos a 95 pela desistênci­a do Armacenens­es. A época vai ser dividida em

POR SER UMA TEMPORADA DE TRANSIÇÃO, UM ELEVADO NÚMERO DE EQUIPAS ACABA A COMPETIÇÃO A 3 DE ABRIL

duas fases. Na primeira, os clubes são divididos em oito grupos de 12 e jogam a duas voltas. No final dessas 22 jornadas da ‘fase regular’, os apurados para as zonas de subida serão novamente divididos em séries, mas então com objetivos diferentes. Assim, os oito vencedores das séries iniciais vão lutar pela subida à 2ª Liga. Divididos em dois grupos de quatro, os que vencerem essas séries sobem ao segundo escalão. Os seis clubes que falharem esse objetivo (três de cada grupo) são apurados para a Liga 3 em 2021/22. Voltando ao final da 1ª fase, os que terminarem cada grupo entre o 2º e o 5º lugar, quatro de cada série, vão lutar pela entrada na Liga 3 da época seguinte. Nessa segunda fase haverá novamente oito séries, de quatro equipas. No final, os dois primeiros de cada grupo – 16 no total - apuram-se para a Liga 3, enquanto os 16 que falharem esse objetivo continuam no Campeonato de Portugal.

De férias no início de abril

Enquanto se disputar essa segunda fase, o que vão andar a fazer os clubes que não estarão a lutar pelas subidas às Ligas? A resposta é... nada. No final da primeira fase, quando 40 equipas se preparem para iniciar as ‘batalhas’ decisivas, as outras 55 entram de férias. Para essas, a época termina a 3 de abril. Esse é um dos problemas deste ano de transição para a criação da Liga 3, ou seja, a época terminar tão cedo para mais de 50 equipas, mas até nesse grupo o estado de espírito não será igual. Isto porque 24 (do 6º ao 8º de cada série) irão descansada­s para férias, enquanto as restantes 31 vão com o carimbo de despromovi­das aos Distritais.

*

 ??  ?? FESTA. Vizela subiu com o Arouca à 2.ª Liga
FESTA. Vizela subiu com o Arouca à 2.ª Liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal