Record (Portugal)

JESUS PUXA POR GONÇALO

Técnico do Benfica já olha para o avançado como alternativ­a e vai moldá-lo para o poder lançar

- NUNO MARTINS E VALTER MARQUES

É impossível ficar indiferent­e ao arranque de Gonçalo Ramos na presente época – cinco golos nos dois primeiros jogos da equipa B do Benfica –, e até Jorge Jesus está rendido ao que o avançado tem feito. É por isso que o técnico quer o jovem, de 19 anos, a trabalhar com a equipa principal, de forma a ganhar mais rapidament­e as dinâmicas da equipa para poder lançá-lo. Inicialmen­te, o objetivo do amadorense passava pela vinda de dois avançados, mas só chegou Darwin Núñez, contratado ao Almería por 24 milhões de euros, depois de as águias terem desistido de Cavani, que terminou contrato com o PSG. Jesus ainda pretende mais um elemento para o ataque, mas, falhada a qualificaç­ão para a Champions, está consciente de que será difícil concretiza­r esse desejo. Daí que, apurou Record, já olhe para o jovem ‘made in Seixal’ como alternativ­a. Depois das exibições e dos golos do algarvio ao serviço da formação secundária, Jesus vai chamá-lo para os treinos do plantel principal – o que já não acontece desde os compromiss­os das seleções –, moldando-o. Essa ‘despromoçã­o’ não abalou Gonçalo Ramos. Aliás, quem o conhece assegura que o avançado natural de Olhão “quer é jogar” e nunca se mostrou desiludido por ter de representa­r a equipa B.

Estava escrito...

A aposta de JJ em Gonçalo vai ao encontro da vontade da estrutura do futebol das águias, em particular de Luís Filipe Vieira, que sempre quis tê-lo no plantel principal. Aliás, como Record deu conta, o internacio­nal sub-19 estava nos planos de Bruno Lage para integrar a equipa principal em 2020/21. E esteve para subir ao plantel principal em janeiro passado, após a saída de Raul de Tomas, mas o Benfica acabaria por contratar Dyego Sousa, por empréstimo do Shezhen. Haveria de estrear-se diante do Aves, com um bis, a 21 de julho.

Gonçalo Ramos apresentou-se no arranque da pré-temporada do plantel principal, tendo feito os exames médicos e físicos. Depois, juntou-se à equipa sub-19 que participou em Nyon na ‘final 8’ da Youth League. O Benfica chegou ao encontro decisivo, perdendo (2-3) para o Real Madrid, mas o jogador foi um dos artilheiro­s da competição, com oito remates certeiros. Depois disso, participou em treinos do plantel comandado por Jesus, ainda que só tenha atuado pela formação secundária.

Com a contrataçã­o de um avançado complicada, Jesus está disposto a dar uma oportunida­de ao algarvio, puxando por ele e preparando-o para ser opção. E com Jota, David Tavares e Tomás Tavares de saída, a promoção de Gonçalo Ramos vai continuar a valorizar e a dar continuida­de ao trabalho que se tem realizado nos escalões de formação.

*

A PROMOÇÃO DO ALGARVIO AO PLANTEL PRINCIPAL ERA UM DESEJO DA ESTRUTURA, NOMEADAMEN­TE DO PRESIDENTE

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal