Record (Portugal)

SEM ERROS

Miguel Oliveira fez a sua 2.ª melhor classifica­ção em MotoGP após grande recuperaçã­o: de 15.º até 5.º

- JOSÉ MORGADO

Miguel Oliveira viveu ontem mais um grande momento na sua ainda curta carreira na classe rainha do Mundial de velocidade, ao ser 5º no GP Emilia Romagna, a segunda prova seguida no circuito de Misano, em São Marino. É a segunda melhor classifica­ção de sempre do almadense em MotoGP, depois da vitória no GP da Estíria, no Red Bull Ring. Depois de um sábado difícil, Oliveira saiu somente do 15º posto da grelha de partida, mas acabou sólido e foi subindo de forma muito consistent­e, sem erros, na classifica­ção, benefician­do igualmente da queda de vários pilotos que iam à sua frente, como Franco Mordibelli, Valentino Rossi e até Francesco Bagnaia, que liderava isolado quando se despistou.

Lá na frente, triunfou o espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, que venceu a sua primeira corrida de 2020, tornando-se no sexto vencedor diferente em sete corridas neste louco Mundial sem o dominador Marc Márquez: já ganharam Fabio Quartararo (2), Brad Binder, Andrea Dovizioso, Miguel Oliveira, Franco Morbidelli e, agora, Viñales. Três construtor­as e cinco equipas diferentes.

Ontem, a Suzuki de Joan Mir (cada vez mais perto de ganhar uma corrida) e a KTM de Pol Espargaro fecharam o pódio.

Satisfeito

Miguel Oliveira era um piloto feliz com a sua prestação. “Estou muito contente. Fiz uma corrida sem erros, ganhei muitas posições, benefician­do também de algumas quedas à minha frente. Não foi fácil manter o foco durante as 27 voltas, mas fechámos no top 5, o que era o nosso objetivo inicial para este fim de semana”, assumiu o almadense. O piloto português, de 25 anos, subiu para o oitavo lugar do Mundial (melhor KTM) e soma agora 59 pontos, estando ainda mais perto do topo, a 25 do líder Andrea Dovizioso. O italiano, uma das desilusões do dia, tem agora apenas um ponto de vantagem para os seus dois perseguido­res: as Yamaha de Fabio Quartararo e Maverick Viñales. Os quatro primeiros estão separados por quatro pontos e os dez primeiros por... 27. O Mundial vai agora até à Catalunha, com prova no domingo.

*

VIÑALES VENCEU A SUA PRIMEIRA CORRIDA DE 2020, SENDO O SEXTO PILOTO A GANHAR NO MUNDIAL DESTE ANO

 ??  ?? CONCENTRAÇ­ÃO. Miguel Oliveira esteve tecnicamen­te bem
CONCENTRAÇ­ÃO. Miguel Oliveira esteve tecnicamen­te bem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal