Record (Portugal)

UMA PRENDA AMARELA

No dia em que comemora o 22.º aniversári­o, Tadej Pogacar tem muitos motivos para festejar

- PEDRO FILIPE PINTO

“Nos últimos 100 metros percebi que podia fazer mais e comecei a sprintar. É a minha primeira vitória como profission­al e estou muito feliz.” Foram estas as primeiras palavras de Tadej Pogacar (UAE) após conquistar o Alto da Fóia na Volta ao Algarve de 2019. “Vou ao Tour para aprender e depois logo se vê o que consigo fazer”, disse o esloveno a Record em julho e, cerca de dois meses depois e um dia antes de completar 22 anos – festeja hoje o aniversári­o –, o menino que há dois anos quase não conseguia dizer uma frase completa em inglês discursou em plenos Campos Elísios com a camisola amarela vestida. “Isto é incrível! Nunca pensei ser possível estar aqui em cima. Foram três semanas fantástica­s e tenho de agradecer a toda a gente. A minha família, a minha equipa e os adeptos fantástico­s que me encorajara­m durante a corrida. Não consigo descrever o que estou a sentir neste momento”, disse o fenómeno, depois de já ter subido ao pódio ainda como vencedor da juventude e a de rei da montanha. Histórico!

A 7ª etapa parecia ter colocado Pogacar fora da luta pela vitória, quando perdeu 1.21 m na tirada dos ‘abanicos’. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) esteve ‘de cadeirinha’ ao longo de 19 etapas,

PROTAGONIS­TA mas na 20ª (contrarrel­ógio) tudo mudou. Depois de Egan Bernal (Ineos) na época passada, Pogacar mostra que a nova geração já não vai para aprender, mas sim para ganhar.

Destaque ainda para Richie Porte (Trek), que abdicou de estar ao lado da mulher no nascimento do segundo filho para correr o Tour. Esse acabou por dar certo, com o australian­o, aos 35 anos, a subir finalmente ao pódio numa grande volta.

Bennett leva etapa e a verde

Dia perfeito também para Sam Bennett (Deceuninck), que venceu nos Campos Elísios e confirmou a conquista da camisola verde. Bennett torna-se o segundo irlandês a vencer esta classifica­ção, depois de Sean Kelly. Peter Sagan (Bora) tem de esperar mais um ano para tentar a histórica oitava camisola verde.

*

CLASSIFICA­ÇÕES

“GANHAR O TOUR NÃO ERA UM OBJETIVO, ERA UM SONHO, MAS ÀS VEZES OS SONHOS TORNAM-SE REALIDADE”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal