Record (Portugal)

PENÁLTI INEXPLICÁV­EL

TIRA-TEIMAS ITURRALDE GONZÁLEZ

- Antigo árbitro internacio­nal espanhol

çO primeiro caso [1] parece-me inexplicáv­el. Não é penálti. A bola vai à mão depois de um ressalto, o jogador não a tem numa posição não natural no início da jogada e a bola até vai para fora. O mais curioso é que, se olharmos com atenção, o árbitro não apita logo ao início. Demora muito, o que quer dizer que estava com muitas dúvidas. E perante a dúvida, não podes apitar. Penso que estava à espera para ouvir o assistente a dizer que era mão, mas parece-me que ele não vê sequer o ressalto porque vem da coxa. E o jogador tem a mão numa posição normal, não a pode cortar... Outra coisa era se a bola fosse diretament­e à mão, e aí podíamos ter mais dúvidas. Mas aqui a bola sai da coxa para a mão. Para mim, em nenhum momento é penálti. Mas o que mais confusão me causa é que o árbitro demora muito a apitar o penálti, a mostrar amarelo. Parece-me que estava com imensas dúvidas e para mim é bastante claro que não era pontapé de penálti.

No segundo caso [2] mesmo que fique quieto no fim, é uma obstrução com contacto, portanto é falta e penálti. O defesa fica entre o avançado e a bola e em momento nenhum tentou fazer-se à bola. Penálti bem assinalado, mas não é cartão amarelo.

Neste caso [3], o golo é anulado pela interferên­cia que tem com o guarda-redes. A bola está na linha com o avançado e o guarda-redes, portanto é interferên­cia e está bem anulado. O problema é que salta e faz um gesto para evitar tocar na bola. Se este mesmo avançado, mesmo estando fora-de-jogo, ficasse quieto e o guarda-redes visse a trajetória em todos os momentos, então já não teria interferên­cia porque não estava a tentar jogar a bola nem a fugir dela. Se ficasse quieto, o golo era válido. Como tentou saltar para fugir, distrai o guarda-redes. É bem anulado.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal