Record (Portugal)

Vieira e as espadas da Justiça

MAIS BEM ACONSELHAD­O EM ÁREAS ONDE SE TRAÇAM FRONTEIRAS LEGAIS, VIEIRA SERIA AINDA MAIS INQUESTION­ÁVEL. ASSIM, TEM SOBRE A CABEÇA VÁRIAS ESPADAS DE DÂMOCLES

- RUI CALAFATE EDUARDO DÂMASO Octávio Ribeiro Diretor-geral editorial

O futuro presidente do Benfica apresentou ontem a sua candidatur­a ao cargo. O futuro presidente do Benfica é o velho presidente do Benfica. Vieira garante que será o último mandato e estende a mão às oposições, com o convite para ocuparem lugares no Conselho Fiscal. Quanto ao ‘último mandato’, veremos. Pinto da Costa já dramatiza com o princípio do fim vai para décadas, e é vê-lo a destilar veneno sobre a ida de Otamendi para a Luz, com uma ironia ímpar no mundo da bola e uma energia que se saúda.

Portanto, sobre ‘último mandato’ estamos conversado­s. Quanto à abertura da sua lista a representa­ntes das listas da oposição, o golpe é de génio. O convite deverá ser recusado pelos outros candidatos. Mas em prol do emblema que todos dizem amar, deveriam aceitar. Veremos como reagem.

Num discurso muito bem escrito, Vieira procurou afagar o coração dos benfiquist­as. Diz que os tempos são difíceis, mas no que toca ao Benfica nada que se compare com o que encontrou nos seus primeiros tempos de presidente. E é bem verdade: Vieira fez parte de um grupo de benfiquist­as que arrancaram o clube do trajeto demencial ditado por Vale e Azevedo. Porém, os maiores louros dessa conquista não lhe cabem a ele, mas a Manuel Vilarinho. Depois, veio Vieira e modernizou e profission­alizou toda a estrutura. Mais bem aconselhad­o em áreas onde se traçam fronteiras legais, Vieira seria ainda mais inquestion­ável. Assim, tem sobre a cabeça várias espadas de Dâmocles, empunhadas por uma figura feminina que se quer cega. E não havia necessidad­e.

Na última terça-feira coloquei a lupa sobre o futebol que Rúben Semedo tem nesta fase da carreira. Nos dois jogos de acesso à Liga dos Campeões, o central formado em Alvalade esteve sempre concentrad­o, disciplina­do, adulto. Rúben Semedo é um superatlet­a. Poderia ser saltador em compriment­o ou sprinter. É futebolist­a com perfil de internacio­nal. Não é um virtuoso na saída com bola, mas quantos centrais são capazes de sair com bola? Só um punhado de craques. Parece ter melhorado muito a capacidade de passe tenso, à distância, a rasgar as linhas contrárias. Faz estes passes preciosos com muita segurança para o centro do terreno, a qualidade diminui quando procura servir um ala. Nada que não se corrija com algum trabalho. É uma poderosa arma, ofensiva e defensiva, nas bolas paradas pelo ar. Em suma, trabalhado por Jorge Jesus, será um bom reforço para o Benfica.

O FUTURO PRESIDENTE DO BENFICA

É O VELHO PRESIDENTE DO BENFICA

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal