Record (Portugal)

Tempos modernos

Versão híbrida ‘plug-in’ do SUV é a primeira da ‘dinastia eletrifica­da’ da marca francesa

- PAULO RENATO SOARES

ç O primeiro fim de semana de outubro assinala a entrada no mercado nacional do Citroën C5 Aircross Hybrid ‘plug-in’, estreia da marca francesa neste tipo de veículos. Os tempos modernos estão inexoravel­mente ligados à energia elétrica e a estratégia do construtor do grupo PSA acompanha a tendência – com versões nesta categoria e também com modelos 100 por cento elétricos.

O novo C5 Aircross Hybrid é servido por aliança entre motor 1.6 l a gasolina e motor elétrico, para potência combinada de 225 cv. O sistema híbrido é suportado por bateria de 13,2 kWh de capacidade e garante autonomia até 53 km em modo 100 por cento elétrico. Os tempos de carga variam entre as 7 horas numa tomada convencion­al e as duas horas, se utilizada uma ‘wallbox’.

Sem surpresa, a Citroën manteve a identidade de um SUV que procura distinguir-se pelo conforto a bordo e procurou maximizar a eficácia do sistema híbrido. Com tração dianteira e caixa automática de 8 velocidade­s (EAT8), o Aircross Hybrid dispõe de três modos de condução, função ‘e-save’ (guarda a energia elétrica para utilização convenient­e) e tem modo de regeneraçã­o. A tecnologia incluída nesta versão não fica naturalmen­te limitada ao sistema híbrido. Tal como os ‘irmãos’ com motor térmico, o Aircross Hybrid reúne 20 sistemas de segurança e ajudas à condução – completado­s por interior espaçoso, onde se destacam os ecrãs digitais, os bancos ‘Advanced Comfort’ ou pormenores como o led no retrovisor a indicar quando circulamos em modo elétrico. O ‘test-drive’ que tivemos oportunida­de de fazer confirmou a autonomia elétrica e os consumos perto de 1,6 l/100 – enquanto não esgotámos a carga da bateria. O preço está em linha com toda a tecnologia incluída, lembrando a Citroën que esta é uma versão que também apela ao mercado das frotas empresaria­is – a convocação de benefícios fiscais permite colocar o preço do Aircross Hybrid nos 30.390 €.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal