Record (Portugal)

JOÃO ALMEIDA GANHA CONFIANÇA

João Almeida passa com distinção primeiro grande teste à liderança e ainda foi 3.º na etapa

- ANA PAULA MARQUES

çTudo

pode acontecer daqui para a frente. E o tudo pode ir de João Almeida levar 10 minutos numa etapa, como ser coroado campeão do Giro de 2020. O jovem, de 22 anos, passou com distinção o primeiro grande teste à sua liderança, ao conseguir manter-se no grupo principal na dificuldad­e da 5ª etapa, uma contagem de primeira categoria a 40 quilómetro­s da chegada, e depois ter mãos firmes na descida para a meta, em Camigliate­llo Silano, feita em piso escorregad­io e com nevoeiro.

João Almeida resistiu a isto tudo, para ainda ter forças para lutar pelas bonificaçõ­es do 2º (6) e 3º (4) lugares, isto porque 34 segundos à frente, o italiano Filippo Ganna (Ineos) festejava a sua segunda vitória no Giro de 2020, depois de ter batido o português no contrarrel­ógio inicial. Mas Ganna deixou de contar para a geral logo na segunda tirada, quando ficou para trás para ajudar Geraint Thomas. Almeida conseguiu o terceiro lugar e os quatro segundos de bonificaçã­o, pelo que a camisola rosa já não está presa por arames. Aliás, a vantagem é agora de 43 segundos... para o espanhol Pello Bilbao (Bahrain), que passou a ser o mais direto concorrent­e do português. Isto porque o equatorian­o Jonathan Caicedo (EF) perdeu muito tempo (é agora 39º, a mais de 16 minutos), devido a queda.

“Agora tenho uma boa vantagem, estou mais tranquilo”, sublinhou João Almeida, superando já os dois dias que Acácio da Silva esteve na liderança em 1989. “Estou certo que a camisola rosa me fortalece mentalment­e. Dá-me confiança.”

Fica o aviso

Sobre a etapa de ontem, em que a Trek de Vincenzo Nibali impôs um forte ritmo na subida, o jovem da Deceuninck-Quick Step disse que está no Giro para fazer muito mais do que ir apenas sentado na bicicleta. “Foi uma bom dia, tive boas pernas e quis lutar pela melhor posição possível na etapa para mostrar que também estou aqui para isso e não apenas para ir sentado na bicicleta. Darei tudo o que tenho até ao final.” Fica o aviso aos adversário­s, que já olham para ele com muito mais respeito

*

“QUIS LUTAR PELO MELHOR LUGAR NA ETAPA. ESTOU AQUI PARA ISSO E NÃO APENAS PARA IR SENTADO NA BICICLETA”

 ??  ?? ESTRELA. João Almeida vai para o terceiro dia de camisola rosa
ESTRELA. João Almeida vai para o terceiro dia de camisola rosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal