Record (Portugal)

WENDEL SEGUROU PALHINHA

Transferên­cia do brasileiro para o Zenit fechou, de vez, a porta de saída. Renovação avança

- JOÃO LOPES E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

Ponto final, parágrafo, mudar o chip: João Palhinha está seguro no plantel do Sporting e, em negociaçõe­s para renovar contrato, já não pensa sequer numa eventual saída para a Rússia, o que ainda seria possível até ao dia 17 deste mês. Seria, mas... já não será. E por duas razões principais: a primeira é que, depois de negociar Wendel, o Sporting fechou, de vez, a porta de saída ao dono da camisola 6; a segunda, e não menos relevante, é que o CSKA Moscovo, clube que equacionav­a apresentar nova (e tentadora) proposta, deixou esfriar o interesse e não dá sinais de querer melhorar a investida rejeitada em agosto, e que era de 10 milhões de euros fixos, mais 2 M€ por objetivos.

Na altura, o Sporting e o jogador recusaram a oferta dos russos: os leões exigiam no mínimo 15 milhões de euros e Palhinha tinha a expectativ­a de dar o salto para a Premier League, cenário que estava então totalmente em aberto. O CSKA retirou-se de campo mas não ficou convencido e prometia voltar à carga. O facto é que, nos últimos dias, em consequênc­ia do teste positivo à Covid-19, entretanto ultrapassa­do, mas principalm­ente da transferên­cia de Wendel para o Zenit, por 20,3 milhões de euros (mais 4 M€), as premissas que podiam viabilizar a venda de Palhinha foram alteradas, e isto sem esquecer que já estava em marcha o processo de renovação com o Sporting e consequent­e melhoria salarial. Na verdade, segundo Record apurou, os leões já não admitem abrir mão de um ativo que entra nos planos de Rúben Amorim e que tem, inclusive, fortes ambições a um lugar no onze. O próprio médio, consciente de que poderá conquistar a titularida­de em Alvalade, se já não se entusiasma­va com os planos de ir para a Rússia, passou a descartar por completo a ideia. O que está em cima da mesa é a extensão do contrato de Palhinha por mais uma época, até 2023/24. O vencimento será revisto em alta e a cláusula de rescisão continuará fixada nos 60 milhões de euros. As partes estão a trabalhar ativamente nos termos do acordo, desde que, em meados de setembro, como Record noticiou, Palhinha recebeu de Frederico Varandas a garantia de que veria o respetivo ordenado melhorado. Enquanto isso não acontece, já não há dúvidas: Palhinha será mesmo reforço de Rúben Amorim e fará parte do plantel 2020/21. Pelo menos até... janeiro, quando o dossiê poderá ser reaberto.

Sai Ristovski, entra Camacho?

O fecho da janela de mercado em Portugal e na maioria dos países europeus permite ao treinador e restante estrutura dar por quase concluída a reconstruç­ão da equipa. É certo que não chegou um ponta-de-lança, mas foi contratado um avançado, Tabata. E o encaixe com Wendel, além de ter dado margem para segurar Palhinha, ainda abriu uma vaga para um esforço por João Mário. Neste momento, ainda podem sair mais três jogadores: Renan Ribeiro, Ristovski e Borja. No caso concreto de Ristovski, a SAD está a analisar uma proposta da Rússia. Se o macedónio sair, Rafael Camacho deverá ser reintegrad­o. Até ontem, porém, não havia uma decisão tomada. Ou seja, falta saber quem será o concorrent­e direto de Porro.

*

MÉDIO JÁ NÃO PENSA SEQUER DEIXAR ALVALADE. SAD PROPÕE MAIS UMA ÉPOCA DE CONTRATO E MELHORIA DE SALÁRIO

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CONCORRÊNC­IA
Confirmado no plantel, João Palhinha terá dois concorrent­es diretos, ambos médios de perfil mais defensivo: Matheus Nunes e Rodrigo Fernandes.
CONCORRÊNC­IA Confirmado no plantel, João Palhinha terá dois concorrent­es diretos, ambos médios de perfil mais defensivo: Matheus Nunes e Rodrigo Fernandes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal