Record (Portugal)

JOVANE OK PARA O CLÁSSICO

MILAN SEGUE NUNO MENDES MAX ESTEVE COM UM PÉ NA SAMPDORIA

- JOÃO LOPES E RICARDO GRANADA

ç O mercado de transferên­cias encerrou no passado dia 6, mas foi ontem que o Sporting deu um passo em frente no sentido de garantir um importante ‘reforço’ para o duelo com o FC Porto, agendado para sábado (20h30). Isto porque Jovane voltou ontem a pisar o relvado, ainda que de forma condiciona­da, pelo que, salvo algum contratemp­o nos próximos dias, o extremo deverá voltar à competição diante do eterno rival dos leões. Como é habitual neste tipo de situações, a próxima etapa será a reintegraç­ão nos trabalhos da equipa sob vigilância médica, para depois se verificar, por fim, o regresso aos treinos sem limitações. Aliás, de acordo com informaçõe­s recolhidas por Record, esse marco poderá acontecer entre amanhã e terça, ou seja, com tempo de sobra para que readquira os índices físicos para o clássico.

No caso específico do jogador

RECUPERAÇíO DO ATACANTE E CHEGADAS DE JOÃO MÁRIO E TABATA AMEAÇAM LUGARES DE NUNO SANTOS, VIETTO OU ‘TT’

de 22 anos, o problema em causa - uma lesão muscular na coxa direita, sofrida na vitória no terreno do P. Ferreira (2-0, a 27 de setembro) - não inspirava cuidados de maior. No entanto, o departa

mento médico dos leões optou por jogar pelo seguro e, já depois de o extremo ter falhado o embate com o Portimonen­se (2-0, no passado dia 4), esteve ainda mais uma semana arredado dos relvados e limitou-se a realizar tratamento - que ontem repetiu - e trabalho de ginásio. Uma gestão realizada durante a pausa competitiv­a que tem, também, em consideraç­ão o historial clínico de Jovane, uma vez que é algo propenso a problemas físicos na região afetada.

De resto, a importânci­a do camisola 77 na manobra da formação orientada por Rúben Amorim está espelhada na estatístic­a. É que na era do técnico de 35 anos, ou seja nos 13 jogos em que liderou os leões, Jovane destaca-se como o artilheiro da equipa, com seis golos, superando Sporar (5). Noutro capítulo, é o 7º atleta com mais minutos em campo (842’), atrás de Coates, Wendel, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Luís Maximiano e Sporar. Podiam ser mais, não fossem... os problemas físicos.

Peças do xadrez

Tendo em conta a mais do que provável disponibil­idade do luso-cabo-verdiano, Rúben Amorim terá decisões a tomar em relação às suas opções iniciais para o clássico. Apesar de ser extremo ‘de raiz’, Jovane tem sido preferenci­almente opção na posição 9, como parte de uma estratégia do treinador que visa um ataque de maior mobilidade, o que explica de igual forma o ‘desapareci­mento’ de Sporar. Na eventualid­ade de se confirmar a sua presença na convocatór­ia para o FC Porto, Nuno Santos, Tiago Tomás ou Vietto, trio que fora utilizado de início no ataque ao Portimonen­se, terão o lugar ameaçado. E vale a pena sublinhar que, além de Jovane, também João Mário e Tabata entram agora nas contas. Vários peões para movimentar na tentativa de xeque-mate ao dragão.

*

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal