Record (Portugal)

O BICHO É ELE

CAPITÃO NÃO DEFRONTA SUECOS MAS MOSTRA-SE ASSINTOMÁT­ICO E BEM-DISPOSTO

- PEDRO GONÇALO PINTO

FERNANDO SANTOS “Cristiano só diz que quer jogar”

Nem Cristiano Ronaldo escapa à Covid-19. O capitão da Seleção Nacional começou por ter um teste inconclusi­vo antes de receber o positivo que o obriga a estar em isolamento total num quarto da Casa dos Atletas, na Cidade do Futebol, antes de viajar hoje rumo a Turim. Assintomát­ico e bem-disposto, o goleador, de 35 anos, é carta fora do baralho de Fernando Santos para o jogo de hoje com a Suécia, a contar para a Liga das Nações – depois de José Fonte e Anthony Lopes terem sido os primeiros casos da doença na Seleção –, mas está preparado para golear o novo coronavíru­s.

A notícia chegou com choque natural, até porque o craque foi acordado pelos médicos com essa indesejada notícia do teste positivo. Certo é que já estava mais tranquilo quando a equipa das Quinas treinou finalmente durante a tarde, após ter essa sessão matinal adiada. CR7 foi ‘apanhado’ à janela enquanto até ia disparando comentário­s para os companheir­os de equipa, no meio de sorrisos com uma postura sempre tranquila. Foram sete testes à Covid-19 ao longo dos últimos oito dias para Ronaldo, que tem carga viral baixíssima, e toda a comitiva, sendo que o capitão foi o único a receber esse diagnóstic­o que o tira do embate com a Suécia. No entanto, todos os outros estão aptos para ir a jogo devido ao resultado negativo generaliza­do, sendo que não haverá mais testes até à partida. Isto porque o protocolo da UEFA implica uma ronda de testes no dia anterior ao jogo, algo cumprido após o primeiro resultado de Ronaldo: durante a manhã todos tiveram de lidar com a zaragatoa, com os negativos a terem luz verde para serem opção. Certo é que o ‘bicho Ronaldo’ tem mais uma presa para superar: o ‘bicho’ da Covid-19.

Partida sem problemas

Tendo em conta que todos os protocolos de testagem requeridos foram seguidos, só algo totalmente inesperado colocaria em causa a realização do duelo entre Portugal e Suécia. O problema surgiria, por exemplo, se durante a manhã houvesse jogadores com sintomas e os sinais de alarme disparasse­m nas hostes da equipa das Quinas.

De resto, refira-se que a Direção-Geral da Saúde deu mesmo o aval à Federação Portuguesa de Futebol para que o treino coletivo fosse realizado a partir das 17 horas.

*

CRAQUE PORTUGUÊS FICARÁ EM ISOLAMENTO NA CIDADE DO FUTEBOL ANTES DE VIAJAR HOJE PARA TURIM

 ??  ?? CRAQUE SEGUE HOJE PARA TURIM
CRAQUE SEGUE HOJE PARA TURIM
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal