Record (Portugal)

ATÉ A SPRINTAR DÁ LUTA

João Almeida só foi batido por Diego Ulissi na 13.ª etapa, ganhando seis segundos de bonificaçã­o

- ANA PAULA MARQUES

çSeja em contrarrel­ógio, na montanha e até a sprintar, João Almeida tem estado com os primeiros na Volta a Itália. Ainda não foi o primeiro a cortar a linha de meta, e ontem a vitória voltou a fugir-lhe por pouco, quando foi batido apenas pelo italiano Diego Ulissi (UAE Emirates) em Monselice. “Queria muito ganhar a etapa, os meus colegas mereciam”, confessou ao nosso jornal o jovem português, que vai fazendo história nas estradas italianas, e a fazer sonhar os portuguese­s com o primeiro ciclista nacional a vencer uma Grande Volta.

Para que isso aconteça, todos os segundos contam. E a partir do momento em que o grupo dos candidatos ficou reduzido a 20 unidades na frente da corrida e com Arnaud Démare (Groupama) – já vencedor de quatro etapas ao sprint –, e Peter Sagan (Bora) – venceu uma –, atrasados, a Deceuninck-Quick-Step fez um trabalho incansável para levar João Almeida à vitória.

Só que no grupo restava ainda um velocista, Diego Ulissi, a ser melhor num sprint renhido – conquistou a sua segunda vitória no Giro deste ano, a oitava na prova –, que envolveu ainda Patrick Konrad (Bora), 6º da classifica­ção geral. Nas bonificaçõ­es dadas aos três primeiros da etapa (10, 6 e 4 segundos), o português ganhou seis segundos de vantagem para a concorrênc­ia (para Konrad apenas dois), já o austríaco somou dois. Também no que à montanha diz respeito, Ruben Guerreiro amealhou na etapa de ontem. Conquistou três pontos, ao passar em 1º lugar na última das duas contagens de quarta categoria da tirada de ontem. Ruben esteve sempre no grupo dos favoritos, terminando a etapa em 14º, depois de ter feito também um grande trabalho, a par de Diego Ulissi, para que o grupo onde vinha Peter Sagan não conseguiss­e reentrar.

Fim de semana eletrizant­e

Podem ser segundos preciosos aqueles que João Almeida foi conquistan­do na última semana com os pódios que fez nas etapas. O segundo lugar de ontem segue-se ao terceiro obtido na 10ª etapa. É que este fim de semana há duas etapas decisivas...muito decisivas para as aspirações do jovem de 22 anos. Para ele, mas também para a concorrênc­ia, que dia após dia vê no português um sério candidato à rosa final. O fim de semana começa com o contrarrel­ógio de hoje, na distância de 34 quilómetro­s, para depois o pelotão enfrentar amanhã uma etapa de alta montanha. Depois vem o 2º dia de descanso e esperando com Almeida de rosa.

*

EIS QUE CHEGA UM FIM DE SEMANA DE MUITAS DECISÕES: HOJE CONTRARREL­ÓGIO, AMANHÃ A ALTA MONTANHA

 ??  ?? RENHIDO. Konrad, Almeida e Ulissi
RENHIDO. Konrad, Almeida e Ulissi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal