Record (Portugal)

QUE VENHA A MONTANHA

João Almeida ganhou tempo no contrarrel­ógio à concorrênc­ia mais direta, ao ser o 6.º mais rápido, numa etapa ganha por Filippo Ganna. Parte para a tirada de hoje com 56 segundos de avanço para Kelderman

-

landês da Sunweb cedeu 16 segundos, mantendo-se, na geral, como o único abaixo de um minuto para João Almeida. Está agora a 56 segundos.

Entre os dez primeiros ninguém fez melhor do que o líder. Almeida cumpriu os 34,1 km em 44.11 minutos, tempo que lhe valeu o sexto lugar na etapa, só atrás daqueles que são verdadeira­mente especialis­tas neste tipo de etapas. Ficou a 1.31 minutos do italiano Filippo Ganna (Ineos), o mesmo que já havia ganho o contrarrel­ógio inaugural. O jovem das Caldas da Rainha chegou a ser o 4º mais rápido em dois tempos intermédio­s, sendo que no 1º (7,4 km) estava a grande dificuldad­e, o Muro di Ca’ del Poggio, com 1,1 km, e 12,3 por cento de inclinação.

Uma das desilusões do dia, especialme­nte para os italianos, foi Vincenzo Nibali (Trek), que levou quase 1.30 minuto de João Almeida – está agora a quase três minutos –, sendo que Brandon McNulty (UAE Emirates) foi dos que mais lucraram com o contrarrel­ógio. O norte-americano foi o terceiro mais rápido, colocando-se agora em posição de lutar pelo pódio (é 4º, era 11º).

Hoje é mais um teste

João Almeida está longe de festejar a vitória no Giro, como os adversário­s de baixarem os braços. Há muito pela frente, uma terceira semana de alta montanha que tem já hoje um aperitivo. A 15ª etapa, que antecede o segundo dia de descanso, tem quatro contagens de montanha, sendo que a última é de primeira e coincide com a meta. Trata-se de uma subida de 14,3 km, com percentage­m média de inclinação de 7,8, sendo a parte inicial a mais difícil, com rampas que chegam aos 11,2 de inclinação. João Almeida tem-se defendido bem, mas tem de estar à espera da reação dos adversário­s, que quererão dar outra imagem hoje na montanha, depois da pálida dada ontem.

*

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal