Record (Portugal)

“Houve períodos brilhantes”

Treinador saiu satisfeito com a forma como a equipa entrou em jogo, construind­o cedo uma vantagem que podia ter sido mais gorda. Elogiou Waldschmid­t e Darwin e relativizo­u a vantagem sobre os rivais na tabela

- ANDRÉ GONÇALVES

pressão sobre o Rio Ave foi o elemento chave?

– Parabéns aos jogadores do Benfica por esta brilhante vitória e por este jogo. Isso fazia parte dos processos de jogo defensivam­ente, não por ser o Rio Ave mas por ser a nossa forma de jogar. O Rio Ave tem muita qualidade em ataque posicional, com jogadores que gostam de ter bola. Disputam resultados seja onde e contra quem for, como aconteceu contra o Milan. Não deixámos o Rio Ave disputar o jogo. Não tiveram uma oportunida­de de golo e raramente remataram à nossa baliza. Defensivam­ente estivemos muito bem. O Otamendi e o Vertonghen ainda se estão a conhecer, têm alguns erros de posicionam­ento mas isso corrige-se. O Benfica está em fase de aprendizag­em e cresciment­o, teve hoje [ontem] períodos brilhantes, outros não tão brilhantes. Mas com o tempo vai ter de ser um pouco melhor em alguns momentos.

– Como avalia o entendimen­to de Darwin e Waldschmid­t?

– São dois jogadores que se completam bem. Fazem dois em um. A única linguagem que têm é a futebolíst­ica, conhecem-se um ao outro pelo jogo. Falar é zero! Um fala alemão, o outro espanhol... Será estranho, mas o futebol é isto. É a linguagem do futebol que sabem exprimir. O jogo teve casos interessan­tes do que é ter dois avançados, compensar o outro para que faça golos. Tivemos o Luca [Waldschmid­t] isolado na cara do guarda-redes mas deu para o Darwin fazer golo, que estava em fora-de-jogo. Esta solidaried­ade entre os dois é algo de bonito e interessan­te.

– O que representa a vantagem atual sobre os rivais na tabela?

– Não quer dizer nada. Temos cinco pontos, com o Sporting à condição... O FC Porto perdeu cinco pontos em dois jogos e nós também podemos perder cinco pontos em dois jogos. É uma pontuação que não tem significad­o nenhum. Mas é melhor ter cinco de avanço do que de atraso.

– Como viu a estreia do Gilberto?

– Entrou bem no jogo. Está a adaptar-se, tal como o Pedrinho e o Everton, à intensidad­e e forma de olhar para o jogo. São jogadores que ainda não estão ao nível deles, mas confio muito neles. O Gilberto esteve bem, principalm­ente com bola. O problema é fechar defensivam­ente, mas já está melhor e fez um jogo convincent­e.

“SATISFAÇÃO PLENA

POR TERMOS VENCIDO, POR TERMOS CONQUISTAD­O TRÊS PONTOS E FEITO UMA EXIBIÇÃO CONVINCENT­E. VALERAM TRÊS GOLOS, MAS FIZEMOS CINCO E HOUVE UM POSSÍVEL PENÁLTI.

FOI TUDO NO LIMITE, MAS É PARA SE CUMPRIR, PARA ISSO É QUE EXISTE VAR”

“AINDA ESTAMOS MUITO LONGE DAQUILO QUE EU ACHO QUE O BENFICA TEM DE JOGAR E TEM DE MELHORAR EM ALGUMAS QUESTÕES, ATÉ INDIVIDUAI­S. MAS PASSO A PASSO VAMOS MELHORANDO”

“VANTAGEM? NÃO MERECE LEITURA NENHUMA. E É PARA UM RIVAL, PORQUE O OUTRO TEM UM JOGO A MENOS. NÓS TAMBÉM PODEMOS PERDER CINCO PONTOS EM DOIS JOGOS. É MELHOR ESTAR EM 1º, MAS ISTO NÃO TEM SIGNIFICAD­O”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal