Record (Portugal)

EMAILS DE RUI PINTO SERÃO DESTRUÍDOS

Ficheiros apreendido­s não são considerad­os prova por terem sido obtidos ilegalment­e

- FLÁVIO MIGUEL SILVA

ç Os ficheiros apreendido­s a Rui Pinto aquando da detenção do pirata informátic­o, em janeiro de 2019, na Hungria, vão ser destruídos, segundo informou ontem o ‘Correio da Manhã’. O ato decorre no seguimento de um pedido do procurador Carlos Casimiro e não contou com a oposição do juiz Carlos Alexandre, por se considerar que não pode servir como prova, já que foram obtidos de forma ilegal. De acordo com o diário da Cofina, esta primeira ordem de destruição visa apenas os cinco

A RECORD, FONTE DO BENFICA NÃO QUIS FAZER “QUALQUER COMENTÁRIO FORA DO LOCAL PRÓPRIO, QUE É O PROCESSO”

processos em que Rui Pinto foi suspenso. “Autoriza-se desde já à Polícia Judiciária a imediata destruição de todas as cópias efetuadas e analisadas no âmbito dos presentes autos [...] por constituír­em um risco desnecessá­rio, pois incluem um conjunto de dados não explorados”, lê-se no registo do Ministério Público, em que se acrescenta que “não só constituem prova ilegal como afetam um conjunto indetermin­ado de sujeitos que importa proteger”. Entre os ficheiros em questão constam emails do Benfica que o pirata informátic­o terá enviado ao diretor de comunicaçã­o do FC Porto, Francisco J. Marques. Além destes, constam também emails de organismos públicos e magistrado­s judiciais, como Amadeu Guerra, à época diretor do DCIAP.

A Record, fonte do Benfica não quis abordar o assunto, para já: “Neste momento, não há comentário­s a fazer fora do processo, que é o lugar próprio para atuar nos termos que as leis impõem.”

Rui Pinto, agora informador da Polícia Judiciária, foi libertado em agosto e desde então reside em paradeiro desconheci­do, inserido num programa de testemunha­s. Em paralelo, o criador do Football Leaks, de 31 anos, está a ser julgado no Campus da Justiça, em Lisboa, sendo acusado de 90 crimes.

*

 ??  ?? JULGADO. Rui Pinto acusado de 90 crimes
JULGADO. Rui Pinto acusado de 90 crimes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal