Record (Portugal)

APÓS OS DANOS DE ALVALADE

Dragões em Inglaterra à procura do que nunca conseguira­m: vencer! E já lá vão 20 jogos em terras de Sua Majestade

- RUI SOUSA

ç O empate em Alvalade não foi bem digerido pelo grupo de trabalho, que viu escapar a vitória a três minutos do apito final, só que o calendário não dá tréguas e o combate que se segue é em Manchester, já depois de amanhã, perante o City de Pep Guardiola, uma das equipas mais poderosas do futebol europeu. Como se não bastasse o grau de dificuldad­e elevadíssi­mo deste jogo, a história também não beneficia em nada os campeões nacionais. Em 20 deslocaçõe­s a Inglaterra, para as competiçõe­s da UEFA, o FC Porto nunca venceu e o melhor que conseguiu foi empatar por três vezes, acumulando um registo pesado de 17 derrotas. Ao contrário do que acontece com outras equipas portuguesa­s, que têm obtido resultados interessan­tes nas viagens a terras de Sua Majestade, os dragões vivem um autêntico pesadelo sempre

SÃO SETE JOGOS CONSECUTIV­OS SEM MARCAR QUALQUER GOLO. OS ÚLTIMOS FORAM

EM OLD TRAFFORD, HÁ 11 ANOS

que lá aterram para disputar competiçõe­s internacio­nais. Em 2017/18 saíram de Liverpool com um empate a zero, só que esse resultado teve um impacto positivo apenas em termos psicológic­os, porque na prática de nada valeu, já que no Dragão os reds haviam vencido por 5-0, na 1ª mão dos oitavos-de-final da Champions.

Deserto ofensivo

Uma malapata que só será possível quebrar com golos e, nesse capítulo, os portistas têm sentido grandes dificuldad­es. A prova disso é que vão numa sequência de sete jogos consecutiv­os sem marcar em Inglaterra, sendo preciso recuar até à distante época 2008/09 para encontrar tentos dos dragões. Aconteceu em Old

Trafford, já lá vão mais de 11 anos, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Cristián Rodríguez e Mariano González assinaram os tentos que impuseram um empate a dois golos ao Manchester United. O FC Porto colocou-se em vantagem na eliminatór­ia, mas Cristiano Ronaldo respondeu no Dragão com um dos golos mais espetacula­res da sua carreira, que valeu o apuramento.

O outro empate que os portistas conseguira­m em Inglaterra foi também em Old Trafford, em 2003/04, e revelou-se duplamente saboroso, dado que catapultou a equipa de José Mourinho para a conquista da Champions. O cenário atual é bem distinto e o FC Porto de Sérgio Conceição terá de se bater com um Manchester City que procura a consagraçã­o internacio­nal que lhe tem escapado. Nesta Premier League as coisas não lhe têm corrido de feição, mas o efeito Champions costuma dar uma motivação extra a craques habituados aos grandes palcos.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal