Record (Portugal)

COMEÇAR A GANHAR DÁ O... APURAMENTO

ENTRAR COM O PÉ DIREITO É DECISIVO Minhotos seguiram sempre em frente com vitórias nas estreias das fases de grupos

- ANTÓNIO MENDES

ç Parece a tal verdade de ‘La Palice’, mas é um facto que o historial europeu do Sp. Braga confirma em absoluto: sempre que os minhotos começaram uma fase de grupos da Liga Europa a vencer seguiram em frente na prova, logrando o apuramento para etapa seguinte a eliminar. Assim sucedeu em 2008/09 ,

NAS ÚLTIMAS SEIS ÉPOCAS, SÓ POR UMA VEZ O SP. BRAGA NÃO ESTEVE NOS ‘GRUPOS’ DA LIGA EUROPA, EM 2018/19

quando a prova era ainda a Taça UEFA, com uma vitória (3-0), em casa, sobre os ingleses do Portsmouth, sendo que a equipa só caiu frente ao Paris SG.

Já em 2011/12, na época seguinte à histórica final da Liga Europa, Leonardo Jardim começou a ganhar em Birmingham, por 3-1, e saiu da prova aos pés do Besiktas, na eliminatór­ia logo após a fase de grupos.

Na Liga Europa de 2015/16, o Sp. Braga entrou a vencer na casa do Slovan Liberec, caindo nos quartos-de-final aos pés do Shakhtar. Já o triunfo histórico no terreno do Hoffenheim, por 2-1, com golos de João Carlos Teixeira e Dyego Sousa, marcou a entrada na fase de grupos em 2017/18, aí com a eliminação frente ao Marselha, nos 16 avos-de-final, sendo que na época passada, Ricardo Horta marcou o golo da vitória em Wolverhamp­ton, com a equipa a concluir a fase de grupos sem qualquer derrota, mas depois a sair de prova frente ao Rangers.

Esta é, de resto, a 22ª participaç­ão europeia do Sp. Braga que, nas últimas seis épocas, só por uma vez não conseguiu entrar na fase de grupos da Liga Europa. Foi em 2018/19, ao ser eliminado na 3ª pré-eliminatór­ia pelo Zorya, também adversário neste Grupo G desta época.

*

ANÁLISE AO AEK

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal