Record (Portugal)

Alioune Ndour oficializa­do

- PEDRO PONTE

ç Rui Pedro Soares, presidente do Belenenses SAD, deixou duras críticas ao vídeo-árbitro e, em particular, à tecnologia das linhas de fora-de-jogo. Tudo por causa de um golo anulado a Edi Semedo no jogo com o Moreirense, por um fora-de-jogo de quatro centímetro­s.

“O VAR foi uma excelente medida mas a introdução das linhas de fora-de-jogo, com as limitações tecnológic­as ainda existentes, é péssima para o futebol, pois não é fiável e provoca interrupçõ­es prolongada­s no jogo”, criticou o dirigente, de 48 anos, recorrendo à matemática para explicar o que está em causa. “O sistema GPS prova que o Edi Semedo atingiu a velocidade de 29 quilómetro­s por hora nesse momento, isto é, oito metros por segundo e quatro metros em 0,5 segundos. Os fatídicos quatro centímetro­s foram percorrido­s em cinco milésimos de segundo. Se a transmissã­o dos jogos da Liga NOS tiver a mesma qualidade das da Premier League, em cada segundo temos 50 frames e cada um correspond­e a dois centésimos de segundo. Entre cada frame, o Edi Semedo percorre quase 16 centímetro­s e ninguém consegue determinar exatamente o momento em que a bola lhe foi passada, nem sequer a pessoa que parou a imagem e concluiu que ele estava fora-de-jogo”, atirou Rui Pedro Soares. Para o líder dos azuis, “é falso que as linhas de fora-de-jogo sejam 100 por cento fiáveis”: “É uma mão humana que determina o momento em que o passe é feito para o jogador cuja legalidade da posição vai ser avaliada. A tecnologia intervém apenas com a imagem parada.”

*

“É UMA MÃO HUMANA QUE DETERMINA O MOMENTO EM QUE O PASSE É FEITO”, LEMBRA O DIRIGENTE

ç Tal como Record escreveu na edição de ontem, Alioune Ndour foi oficializa­do pelo Belenenses SAD como reforço, depois de ter assinado um contrato válido para as próximas cinco épocas, ou seja, até junho de 2025. Na época passada, o avançado senegalês, de 19 anos e 1,88 metros, represento­u o Loudoun United, dos EUA, por empréstimo dos checos do Vyskov.

*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal