Record (Portugal)

Defesas estão a aprender a montar as suas armadilhas

Luís Avelãs

- NÚMEROSDAL­IGA

çMesmo as equipas que apresentam um volume ofensivo bastante consideráv­el passam muito tempo da semana a treinar os aspetos defensivos. Ter o sector mais recuado devidament­e oleado é cada vez mais importante, independen­temente de estarmos a falar de situações de bola corrida ou parada (livres e cantos). Vem isto a propósito do registo de foras-de-jogo da última ronda. As 49 situações sancionada­s pelos árbitros passam a constituir um novo recorde na atual edição da prova, mas são também um dos

O TONDELA É UMA DAS EQUIPAS COM MAIS QUEDA PARA PROVOCAR OFFSIDES...

E A MELHOR A EVITÁ-LOS

pecúlios mais elevados dos últimos cinco anos – desde a época 2015/16. Com efeito, nesse período, apenas quatro jornadas tiveram mais adiantamen­tos irregulare­s, sendo que três somaram somente mais uma deslocação do que agora.

Para o significat­ivo total desta ronda 4 – que confirmou a tendência de subida desde o arranque da época, embora seja importante recordar que a jornada inaugural ainda tem o Sporting-Gil Vicente por realizar – contribuír­am quase todas as equipas, pois somente Boavista e Famalicão não foram apanhados em situações irregulare­s. No polo oposto estiveram Rio Ave e Gil Vicente (os gilistas

Após quatro jornadas só há três equipas que ainda não perderam? Benfica (única equipa a somar por vitórias os duelos disputados), Sporting e Gil Vicente (que têm um duelo entre si em atraso) são as formações que ainda não conhecem o sabor da derrota.

Esta foi a jornada com mais faltas? Foram assinalada­s 317, à média de 35, 22 por jogo ou 17,61 por equipa.

Todas as partidas tiveram um mínimo de quatro carcom a particular­idade de que tinham evitado qualquer offside até à data), já que ambos os conjuntos nortenhos foram castigados com sete foras-de-jogo.

De momento, Sp. Braga e Rio Ave (14 vezes) são as equipas que mais vezes caíram nas armadilhas defensivas, ao passo que o Tondela (2) é a que escapa com maior qualidade a essas situações. Os beirões, contudo, são dos mais capazes a enganar os adversário­s, pois juntamente com Benfica e Santa Clara já provocaram 14 adiantamen­tos. Individual­mente, Mateo Cassierra (Belenenses SAD) é o jogador que mais vezes (7) caiu na ‘ratoeira’, sendo seguido do benfiquist­a Darwin Núñez (6).

* tões? Sem surpresa, aliás, esta passou a ser a ronda com mais sanções disciplina­res (48), superando as 47 da jornada 2. Estranho é que nessa ronda só se cometeram 279 faltas, menos 38 do que agora!

SABIA QUE...

Os visitantes somam mais vitórias do que os visitados? Nas 35 partidas já realizadas, os forasteiro­s ganharam 13 vezes, houve 12 empates e as equipas da casa só venceram em 10 ocasiões. Em golos, o saldo também é favorável aos visitantes: 51-38.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal