Record (Portugal)

JOÃO ALMEIDA DEIXA AVISO AOS RIVAIS

João Almeida aumenta recorde de 14 etapas com a camisola rosa e ganha 2 segundos à concorrênc­ia

-

ç Com um final de jornada impression­ante, João Almeida já leva 14 dias consecutiv­os a envergar a camisola rosa no Giro, um registo que é um recorde para um ciclista sub-23, superando mesmo o mítico Eddy Merckx. O corredor português da Deceuninck-Quick Step, de 22 anos, acredita que “às vezes a melhor defesa é o ataque” e colocou essa ideia em prática, ao acelerar na aproximaçã­o à meta. Com isso, ganhou mais 2 segundos aos rivais diretos da Sunweb, o holandês Wilco Kelderman, agora a 17 segundos, e o australian­o Jai Hindley (a 2,58 minutos). Até esse momento, a 16ª etapa (Udine-San Daniele del Friuli,

229 km) foi animada por uma fuga com 30 corredores, na qual Ruben Guerreiro (EF) foi protagonis­ta, mas uma avaria mecânica impossibil­itou-o de voltar a lutar pela camisola de líder da montanha, assente no italiano Giovanni Visconti. Depois, o português andou na frente da corrida para tentar repetir o triunfo (como aconteceu na 9ª tirada), mas acabou por ser absorvido. O esloveno Jan Tratnik (Bahrain-McLaren) seguiu a estratégia correta, desembaraç­ou-se dos parceiros de fuga e bateu a poucos metros da chegada o australian­o Ben O’Connor (NTT), a 7 segundos.

Na luta pela geral, o grupo dos principais favoritos chegou a 12,54 minutos, com João Almeida isolado em 28º, já depois de Guerreiro (27º, a 11,48) ter cortado a meta. Almeida, que no domingo teve de sofrer bastante para manter a liderança, consumou a etapa sem sobressalt­os, tendo força para deixar para trás a concorrênc­ia. As próximas duas etapas de alta montanha com chegadas em alto serão decisivas para avaliar a capacidade de resistênci­a do jovem de 22 anos, que deverá ser atacado por Kelderman.

*

 ??  ??
 ??  ?? FORTE. João Almeida deixou para trás rivais da Sunweb
FORTE. João Almeida deixou para trás rivais da Sunweb

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal