Record (Portugal)

Preservar o talento frágil

- José Pereira Presidente da ANTF

çA pandemia mostrou finalmente o lado pernicioso que teremos de enfrentar por esses tempos fora. Já tinha manifestad­o as suas malévolas garras, mas nesta altura – com o quadro que nos vai sendo descrito – atrevemo-nos a dizer que o pior está para vir, por forma a deixar marcas que influencia­rão decisivame­nte a nossa sociedade, nomeadamen­te os jovens, não só os desportist­as, mas todos em Portugal e pelo Mundo fora.

Diz a sabedoria popular que em tempo de guerra não se limpam armas, mas tem de ser nesta altura que teremos de esgrimir todas as nossas competênci­as, para delinear, já, medidas para minimizar os nefastos efeitos que serão provocados por esta guerra sem soldados à vista.

A juventude é um talento, mas é um talento frágil. Neste período, precisamos de investir tempo (em treino) e recursos financeiro­s. Se negligenci­armos o talento, ele desaparece, o que significa que temos de tratar os jovens com redobrado cuidado. Na circunstân­cia, não se trata de tratar só do talento, mas sobretudo da saúde.

A Liga Portugal conseguiu iniciar (e desejamos que finalizar) o torneio de apuramento para o campeão de inverno, prova que todos os participan­tes desejam vencer, mas que nem todos assumem esse desiderato. História da raposa. Dentro dos condiciona­lismos conhecidos, esperamos que a Liga tenha sucesso, tal com tem tido, na continuida­de dos campeonato­s profission­ais, que em muito se deve à sua resiliênci­a e grande profission­alismo que nos apraz registar. Só com grandes profission­ais se pode conseguir o sucesso que se conhece.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal