Record (Portugal)

AMEAÇA A QUEM QUER SUPERLIGA

Clubes e jogadores que participas­sem na prova seriam banidos de todas as competiçõe­s mundiais

- MIGUEL CUSTÓDIO

Há neste momento 11 clubes, alguns dos maiores emblemas dos cinco principais campeonato­s do Velho Continente, a trabalhar na criação de uma Superliga Europeia, que seria composta por 16 equipas e que competiria diretament­e com a Liga dos Campeões. Mas quem está favor desta nova competição terá de pensar duas vezes. A FIFA garante que teria mão pesada para quem nela participas­se.

“À luz da recente especulaçã­o sobre a criação de uma ‘Superliga’ fechada para alguns clubes europeus, a FIFA e as seis confederaç­ões voltam a reiterar e reforçar com veemência que tal competição não seria reconhecid­a pela FIFA ou pela respetiva confederaç­ão [UEFA]. Como consequênc­ia, qualquer clube ou jogador envolvido na competição seria proibido de participar em qualquer prova organizada pela FIFA ou pela respetiva confederaç­ão”, pode ler-se no comunicado emitido pelo organismo que tutela o futebol mundial, assinado pelo presidente Gianni Infantino e pelos líderes das seis confederaç­ões, incluindo Aleksander Ceferin.

Logo a partir do momento em que se começou a falar da possibilid­ade de existir uma Superliga Europeia, várias foram as vozes críticas a surgir de imediato. Uma delas foi a do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes. “A hipótese de uma espécie de Superliga Europeia merece o meu total desacordo e repúdio. Discordo, porque ela viola todos os princípios de mérito desportivo. Pelo que se sabe, seria uma espécie de clube, autoprocla­mado, de privilegia­dos”, afirmou em novembro de 2020.

“TAL COMPETIÇÃO NÃO SERIA RECONHECID­A PELA FIFA NEM PELA UEFA”, GARANTE O PRESIDENTE INFANTINO

Euro pode ser num só país

Karl-Heinz Rummenigge, CEO do Bayern Munique, revelou que o Euro’2020 pode realizar-se num só país. “Sei que o presidente Ceferin, que é muito cuidadoso com o coronavíru­s, está a pensar se não faria mais sentido jogar o torneio num só país”, disse ao jornal ‘Muenchner Merkur’.

*

 ??  ?? CONVICTO. Infantino (à dir.) garante punições para quem jogue Superliga Europeia
CONVICTO. Infantino (à dir.) garante punições para quem jogue Superliga Europeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal