Record (Portugal)

A FORÇA DA IDEIA DE RÚBEN AMORIM

CONVICÇÃO NO 3X4X3 É ele o denominado­r comum das melhores equipas portuguesa­s das últimas duas épocas

- RUI DIAS

ç Rúben Amorim regressa à final da Taça da Liga, agora ao serviço do Sporting, defrontand­o a equipa que, na época passada, conduziu à vitória e que, hoje comandada pelo saber de Carlos Carvalhal, apresenta muitos elementos ideológico­s na sua conceção (técnicos e táticos) herdados do seu antigo mentor. Rúben aborda a segunda metade da época na liderança da Liga, com qua

EM DOIS MESES NO SP. BRAGA VENCEU OS GRANDES POR CINCO VEZES; NO SPORTING LIDERA A LIGA COM 4 PONTOS DE AVANÇO

tro pontos de vantagem sobre os perseguido­res (FC Porto e Benfica), na qualidade de líder da equipa que, feitas as contas, melhor futebol pratica em Portugal. O feito, aqui entendido como parcial da maratona que é o campeonato, tem tanto mais significad­o quando o mesmo se pode dizer no balanço da temporada anterior: em 2019/20, o Sp. Braga de Rúben foi a equipa que melhor jogou e melhores resultados obteve. Em 13 jogos à frente dos guerreiros, ganhou dez

(dois a FC Porto, outros tantos a Sporting e um ao Benfica), empatou um (com o Gil Vicente) e perdeu dois (ambos com o Rangers).

O sucesso de Rúben Amorim configura a força de uma ideia não inovadora mas muito pouco frequente no futebol português; nela deposita a segurança e teimosia com que defende um sistema tático (o mesmo 3x4x3 que utiliza desde os tempos em que se iniciou no Casa Pia), o bom gosto na escolha dos jogadores e o saber com que operaciona­liza os seus conceitos. Não menos relevante, há o modo como chega aos jogadores e os melhora, numa dialética simples, cujo retorno tem sido a assimilaçã­o fácil e total por parte de quem executa as suas ordens.

Sem sofisticaç­ões, está a dar passos no caminho de uma grande carreira. Aos 35 anos já domina muitos dos elementos de que é feito um treinador. Em termos comunicaci­onais, por exemplo, tem muito pouco a aprender.

*

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal