Record (Portugal)

Aproveitar a limitação

Luciano Gonçalves

- Presidente da APAF

ç É inevitável que não volte a falar do tema que não sai das nossas vidas: o confinamen­to. Podemos, para bem da nossa saúde mental, olhar para esta limitação de uma forma positiva. Sim, sei que é difícil mas é possível.

Para a arbitragem, na sua generalida­de, é igualmente doloroso, pois também temos 85% dos árbitros sem atividade há praticamen­te um ano. Devemos aproveitar esta limitação para dar à família o que durante anos não temos conseguido fazer com a qualidade que merece. A verdade é que este tempo em casa ajuda-nos a estar mais tempo em companhia de quem mais amamos, a dar-lhes ainda mais apoio nos dilemas do quotidiano e ao mesmo tempo também podemos aproveitar para nos especializ­armos ainda mais na nossa profissão ou lobbie. Estudando e formando-nos para quando chegar a altura de regressar estarmos ainda mais preparados.

Queremos pegar nesta saudade e transformá-la em desejo de voltar ainda mais fortes e focados. Será certamente uma altura de valorizar o que perdemos, no caso da arbitragem ou futebol, como a companhia, o convívio, a amizade dos colegas, os treinos que deixámos de ter, a adrenalina dos jogos, a convivênci­a com todos os agentes desportivo­s e o respeito que tínhamos por cada um destes momentos.

Quando voltarmos, voltamos para apreciar ainda mais a arbitragem e o futebol e não nos prenderemo­s em discussões fúteis que em nada nos confortam. Que faça mais sentido apreciar o futebol e não as decisões do futebol. Futebol é para ser vivido com paixão e não por politiquic­es que rodeiam o próprio jogo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal