Record (Portugal)

LUCAS VIRA ÁGUIA PARA TRÊS CENTRAIS

TreinadorT­reinador vêvê qualidades­qualidades no defesa e aposta em encaixá-lo num sistema de que é entusiasta

- NUNO MARTINS

ç Jorge Jesus espera a chegada de Lucas Veríssimo para adotar o sistema de três centrais. O treinador do Benfica vê caracterís­ticas no reforço que lhe permitam avançar para a mudança de desenho tático, até porque o jogador também tem experiênci­a a atuar numa defesa a três.

Há muito entusiasta do esquema com três defesas, Jesus resistiu a concretiza­r essa alteração, justifican­do que se trata de um “sistema de jogo muito difícil de trabalhar”. “Não consegui trabalhá-lo tanto quanto eu gostava. Uma coisa é começar assim, outra é durante o jogo fazer uma alteração por 10 ou 15 minutos. Para começar, ainda não tenho a equipaequi­pa preparada”, preparada” afirmou, no início de dezembro. Já garantido pelo Benfica, com contrato assinado até 2025, Lucas dá força à mudança. O técnico, de 66 anos, considera que o futebolist­a mostra argumentos na antecipaçã­o e na leitura de jogo, além de que sabe sair a jogar. O novo ‘fato’ que está a ser preparado para os encarnados permitirá a JJ manter no onze dois elementos consagrado­s, como são Otamendi e Vertonghen, e explorar a propensão ofensiva dos laterais Gilberto e Grimaldo. No último jogo em Leiria, com o Sp. Braga, recuou Weigl para a defesa e recorreu a Cervi para o flanco esquerdo.

Lucas, de 25 anos, estava há muito na mira de Jesus. O Benfica não conseguiu contratá-lo no mercado de verão, mas não desistiu dele. O treinador teve tempo para preparar essa mudança.

HÁ DOIS ANOS, NO SANTOS, BRASILEIRO JOGOU EM DEFESA A TRÊS. ADAPTA-SE A QUALQUER SISTEMA, DIZ EX-TREINADOR

Experiênci­a

O futebolist­a, esse, está familiariz­ado com este sistema. Em 2019, foi um dos elementos nucleares do argentino Jorge Sampaoli, que apostou numa defesa

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal