Record (Portugal)

REGRESSA AOS TÍTULOS

No reecontro com o Sp. Braga, Rúben Amorim volta a triunfar na Allianz Cup e faz história ao repetir o sucesso da temporada anterior

- JOSÉ ANGÉLICO

ç Na antevisão da final de ontem, Rúben Amorim admitiu que a estrela que o acompanha poderia “fazer a diferença” no reencontro com o Sp. Braga e a verdade é que o treinador do Sporting regressa a casa com mais um troféu da Taça da Liga, o 8º da carreira – além de repetir o êxito da época passada, então pelos minhotos, ganhou também a prova em seis ocasiões como jogador (só Luisão venceu mais do que ele), cinco pelo Benfica e outra pelos arsenalist­as. Em Leiria, o Sporting venceu os minhotos por 1-0, graças a um golo solitário de Porro, e arrebatou a Allianz Cup, voltando a festejar a conquista de um troféu depois de em 2018/19 ter ganho a mesma competição e ainda a Taça de Portugal. Em quatro finais frente ao Sp. Braga (já se tinham defrontado em duas ocasiões na Taça de Portugal e uma na Supertaça), os leões voltaram a levar a melhor e, assim, ganharam a prova pela 3ª vez, todas nas últimas quatro épocas – em 2019/20 ficaram pelas ‘meias’, perdendo então com o Sp. Braga de... Amorim. O técnico de 35 anos venceu todos os cinco jogos que disputou na prova e com o segundo troféu igualou o feito de Jorge Jesus, que era até ontem o único treinador a conquistar a Taça da Liga por duas equipas diferentes (ganhou cinco pelo Benfica e uma pelo Sporting). E só dois outros conseguira­m apurar-se para uma final ao comando de clubes diferentes: Rui Vitória (P. Ferreira e Benfica) e Carlos Carvalhal, que após ter ganho a 1ª edição, pelo V. Setúbal, regressou agora, 13 anos depois, pelo Sp. Braga... desta vez sem sorte.

SE O CLUBE DE ALVALADE VENCEU A PROVA PELA 3ª VEZ, O TÉCNICO LEONINO JÁ LEVA OITO VITÓRIAS, INCLUINDO SEIS COMO JOGADOR

O triunfo de ontem permitiu também ao Sporting ultrapassa­r a meia centena de troféus (conta agora com um total de 51), aproximand­o-se ligeiramen­te de FC Porto e Benfica, que conseguira­m nas últimas décadas uma vantagem consideráv­el sobre a turma leonina. Líder destacado da Liga NOS, o clube de Alvalade pode agora concentrar-se exclusivam­ente no campeonato – uma competição que lhe tem escapado desde 2001/02 –, pois já foi eliminado da Taça de Portugal e das provas europeias.

*

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal